PROVEDORES

MEMBRO DO CONSELHO DA EUROPA

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO PORTO

PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO METRO DO PORTO

FUNDADOR DO INSTITUTO SUPERIOR DA MAIA (ISMAI)

PROVEDOR DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA MAIA

José Vieira de Carvalho, nasceu no Lugar de Crestins, Freguesia de Moreira da Maia, em 18 de abril de 1938.

Licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas na Universidade Clássica de Lisboa.

Cumpriu o Serviço Militar, ao mesmo tempo que foi Professor do Instituto Superior de Psicologia Aplicada e da Academia Militar.

Foi docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Neste estabelecimento de Ensino Superior, regeu, ao longo de doze anos, as disciplinas de História da Cultura Portuguesa, História Moderna e Contemporânea, Paleografia e Diplomática e História Medieval de Portugal.

Foi praticante de várias modalidades desportivas, desde o atletismo, nas modalidades de corrida de fundo (5.000 e 10.000 metros), até ao futebol, voleibol, andebol, basquetebol e ténis de mesa, participando em vários Campeonatos Regionais.

Foi Presidente da Assembleia Geral e Presidente da Direção do Futebol Clube da Maia e da Associação de Futebol do Porto. Esteve ligado a dezenas de coletividades Desportivas, tendo por esse labor recebido várias distinções, destacando-se entre estas a medalha de Bons Serviços Desportivos, atribuída por Despacho do Ministro da Educação.

Em 14 de fevereiro de 1970 foi designado, pelo Governo de Marcelo Caetano, Presidente da Câmara Municipal da Maia, cargo que exerceu até junho de 1974.

Durante o período revolucionário do 25 de Abril, enquanto a democracia não se consolidou, foi perseguido, vindo a ser, em março de 1975, privado da sua liberdade e feito prisioneiro pelo “crime” de ser um homem bom, justo, honesto e impoluto: um Maiato exemplar.

Em janeiro de 1980, regressou à Presidência da Câmara Municipal da Maia, desta vez na sequência da vontade popular, expressa em eleições livres e democráticas realizadas em 16 de dezembro de 1979.

Em 1981 assumiu o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Maia, liderando-a ao longo de 21 anos e projetando-a para a grandeza que hoje tem, mercê da sua superior inteligência e capacidade empreendedora, aliada ao seu amor e dedicação incansável aos mais fracos e desprotegidos.

Foi por diversas vezes eleito deputado à Assembleia da República, presidiu ao Conselho da Região Norte, à Junta Metropolitana do Porto e ao Conselho de Administração da Empresa Metro do Porto. Deve-se, aliás, à sua perseverança e sentido de Estado no desempenho deste último cargo, o arranque definitivo do Metro Ligeiro do Porto, cuja atual configuração é, de forma substancial, fruto da sua visão.

Na década de noventa, foi co-fundador do ISMAI - Instituto Superior da Maia, onde desempenhou cargos relevantes, tendo, nomeadamente, sido Presidente do seu Conselho Científico.

O Prof. Doutor José Vieira de Carvalho gastou a vida a servir os Maiatos, com largos benefícios para estes. Muitos dizem, com razão, ter Vieira de Carvalho refundado a Maia, alcandorando-a a lugares cimeiros que não conhecia desde os tempos da fundação da Nacionalidade. Muitos consideram-no, por isso, o segundo Lidador da Maia.