top of page

NOTÍCIAS

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Visita ao Fórum da Maia

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Visita ao Fórum da Maia

31 de janeiro de 2023


No mês de janeiro a sala B e C foram realizar uma oficina "Uma Casa", no âmbito da exposição “Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha”. 

Nesta atividade, as crianças foram desafiadas a pensar e construir, com materiais recicláveis, cada divisão de uma casa, após um sorteio. 

No final, criou-se uma casa comum com as divisões lado a lado. Os excelentes resultados estão à vista!

A oficina foi desenvolvida pela Arquiteta Cristina Emília Silva e pela Designer Joana Rocha, acompanhados pelo Serviço Educativo do Fórum da Maia, a Dra. Ana Pereira e Dra. Teresa Sá.

O objetivo? Integrar uma casa comum. Os pequenos arquitetos saíram-se muito bem!


Centro de Animação de Infância de Vermoim: Oficina "Caderneta dos Extintos"

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Oficina "Caderneta dos Extintos"

13 de janeiro de 2023

No dia 13 de janeiro, a sala C visitou o Fórum da Maia para a participar numa oficina, desenvolvida por Eva Evita e Catarina Gomes, com a colaboração do Serviço Educativo . 

Nesta oficina “Caderneta dos Extintos”, realizada no âmbito da exposição “UIVO – 12ª Mostra de Ilustração da Maia” - “Expedições - Do Real e do Fantástico”, foram retratados animais e plantas em vias de extinção.


As crianças foram desafiadas a fazer uma ilustração de um animal ou planta em vias de extinção, utilizando texturas e colagens.


Parabéns a todos pela imaginação, criatividade e empenho.

Os trabalhos resultantes das oficinas serão expostos na UIVINHO, Mostra de Ilustração Infantil da Maia. Que será inaugurada a 4 de fevereiro na Biblioteca Municipal da Maia.


Programa Incorpora: A história da integração laboral de Carlos Gomes na Casa Angola Internacional

Programa Incorpora: A história da integração laboral de Carlos Gomes na Casa Angola Internacional

4 de janeiro de 2023

Carlos Gomes estava desempregado desde 2017. Nesse mesmo ano, participou em vários workshops no Centro de Reabilitação de Areosa (CRA), em Rio Tinto, uma entidade da Segurança Social destinada a apoiar crianças, jovens e adultos que, tal como ele, têm uma deficiência intelectual ou física.


O seu percurso e o do programa Incorpora Portugal uniram-se no Verão de 2021, quando, no CRA, lhe falaram deste programa de integração laboral e das portas que a sua participação lhe poderia abrir, pois é um programa no qual participam várias entidades sociais espalhadas por todo o país que colaboram com empresas com responsabilidade social para favorecer a contratação de pessoas em risco de exclusão social.


A mudança que Carlos esperava: a sua integração laboral

Foi assim que Carlos começou a participar no programa Incorpora, em 2021, onde o ajudaram a preparar o seu CV e a candidatar-se a diferentes ofertas de emprego em empresas da sua zona. Em dezembro desse mesmo ano, as técnicas Incorpora do Centro Social de Soutelo encorajaram-no a candidatar-se a uma oferta de emprego para trabalhar como porteiro na Casa Angola Internacional, uma empresa que colabora com a entidade Incorpora Santa Casa da Misericórdia da Maia.


Carlos recebeu a boa notícia: foi selecionado e assinou um contrato com a empresa para trabalhar como porteiro a tempo parcial. Algum tempo depois, graças ao seu bom desempenho e à sua predisposição, ampliaram-lhe o contrato para tempo inteiro, alcançando, assim, o seu principal objetivo e sentindo-se, mais uma vez, um membro ativo da sociedade.


Atualmente, Carlos continua a trabalhar na Casa Angola Internacional, onde se sente acolhido e integrado e gosta muito do trabalho que desempenha diariamente.


O programa Incorpora Portugal continua a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade e empresas


(...)


in pt.incorpora.org

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Visita/Oficina à Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Visita/Oficina à Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

15  e 20 de dezembro de 2022

As crianças da sala B e C realizaram uma oficina intitulada “Natal Ilustrado” na Biblioteca da Maia.


As crianças começaram por ouvir um conto “Já é Natal?” e a seguir foram desafiadas a criar uma rena reutilizando materiais. Ainda fizeram uma carta ao Pai Natal e colocaram no marco de correio que está à entrada da Biblioteca.


O nosso muito obrigado à Ana e à Joana, por este fantástico serviço educativo. 

Convocatória: Assembleia Geral Ordinária

Convocatória: Assembleia Geral Ordinária

17 de dezembro de 2022

Nos termos do nº 1 do Artigo 30º do Compromisso, convoca-se os Irmãos da Santa Casa da Misericórdia da Maia a tomar parte na Reunião Ordinária da Assembleia dos Irmãos ou Assembleia Geral, a qual terá lugar no Salão Nobre da Instituição, no dia 17 de dezembro de 2022, pelas 9,30 horas, com a seguinte:


ORDEM DE TRABALHOS


Ponto Único: Eleição dos Corpos Gerentes da Santa Casa da Misericórdia da Maia para o Quadriénio de 2023/2024/2025/2026


Se à hora designada não estiver presente a maioria dos Irmãos, a Assembleia iniciar-se-á meia hora depois, em segunda convocação, desde que se verifique a presença de, pelo menos, quinze Irmãos, tudo em conformidade com o disposto no nº 2 do Artº 28º do Compromisso e Artigo 61º, n.º 1 do Regime Jurídico aprovado pelo Decreto-Lei n.º 119/83, de 25 de Fevereiro.


Notas: Apenas possuem capacidade eleitoral os Irmãos com pelo menos um ano de filiação nesta Misericórdia; a votação processar-se-á no sistema de urna de voto aberta; a Assembleia eleitoral funcionará durante o período, a fixar por esta, não inferior a 2 horas; finda a votação, proceder-se-á ao apuramento dos votos e à proclamação dos eleitos.


O PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL,

Engª. António Gonçalves Bragança Fernandes


Consulte a convocatória aqui.

Creche/Pré-Escolar de Milheirós: #VisitMaia

Creche/Pré-Escolar de Milheirós: #VisitMaia

9 de dezembro de 2022

Tivemos a presença, na Creche Pré-escolar de Milheirós, de 5 Animadores, no âmbito do Projeto #VisitMaia (da Câmara Municipal da Maia) para as diferentes freguesias do concelho da Maia.


Nesta Freguesia a Ilustre Presidente, Eng. Maria José Castro Neves, decidiu que a mesma seria direcionada para equipamentos educativos, decisão esta que alegrou os nossos Príncipes e Princesas.


Foi uma tarde diferente, com a presença de personagens que muito animaram a tarde, com muita afetividade e proximidade à mistura.


Centro de Animação de Infância de Vermoim: Visita ao Museu Nacional Soares dos Reis

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Visita ao Museu Nacional Soares dos Reis

6 de dezembro de 2022

No âmbito do projeto “Quem desenha quer pintar”, da autoria da Dra. Manuela Castro, as crianças da Sala B realizaram uma visita ao Museu Nacional Soares dos Reis. Foi um momento privilegiado para envolver cada criança num encontro com a obra de Aurélia de Souza, no espaço museológico. Este encontro com as obras reforça a importância das visitas a museus e também constitui uma oportunidade para as crianças conhecerem algumas das suas obras mais emblemáticas. Houve ainda o momento da Oficina, no qual as crianças desenvolveram atividades específicas de desenho.


Creche/Pré-Escolar de Milheirós: XXI Venda de Natal

Creche/Pré-Escolar de Milheirós: XXI Venda de Natal

4 de dezembro de 2022

Realizamos a nossa XXI Venda de Natal, evento que teve a participação da Casa de Milheirós.


A Venda de Natal promove a abertura da nossa Casa à comunidade, que nos acolhe diariamente e às famílias, em especial. Este dia é muito especial, na medida em que as famílias podem visitar todos os espaços e mostrar os mesmos às famílias, podendo  visitar, também,  o espaço dedicado a todo o tipo de trabalhos que pressupõe a exploração artística. Os nossos Príncipes e Princesas, estiveram dedicados às expressões e essa dedicação culmina na realização de trabalhos que variam em técnicas e materiais. As colaboradoras também participam, com trabalhos que também passam pelos tecidos e pela área da Culinária.


Agradecemos a todos aqueles que nos visitam e fazem deste evento um momento tão especial, de encontro entre várias gerações…

Agradecemos a presença da nossa Ilustre Provedora, Prof. Lurdes Almeida Rebelo Maia, a presença da Ilustre Vereadora Dra. Emília Santos em representação da Camara Municipal da Maia, do Eng. António Gonçalves Bragança Fernandes Presidente da Assembleia Municipal da Maia e da Eng. Maria José Castro Neves Ilustre Presidente da Junta de Freguesia de Milheirós, do seu executivo e do Dr. Celestino Silva, Ilustre Presidente da Assembleia de Freguesia de Milheirós.

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora 2022

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora 2022

30 de novembro de 2022

A convite da Câmara Municipal da Maia, a Santa Casa da Misericórdia da Maia participou na celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora 2022, com a presença da Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Maia e das crianças do Pré-Escolar de Vermoim.


As crianças e adultos decoraram um cubo sob o lema “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”. O nosso cubo representa a importância de todos em conjunto contribuirmos para a construção de uma sociedade mais solidária, empática e promotora de comportamentos que fomentem a paz.


O nosso cubo vai compor uma instalação artística que simboliza a efeméride, que estará presente no piso 7, na Divisão de Educação e Ciência, até ao dia 7 de dezembro.


Encontro CLDS 4G no Porto

Encontro CLDS 4G no Porto

30 de novembro de 2022

No passado dia 30 de novembro, decorreu no auditório da Biblioteca Almeida Garrett o Encontro de Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS 4G).


Os CLDS Incluir+ e Capacitar+ (cuja Entidade Coordenadora Local de Parceria é Santa Casa da Misericórdia da Maia), marcaram presença neste encontro, partilhando o seu testemunho no Painel “CLDS como Instrumento de Operacionalização dos Planos de Desenvolvimento Social Locais”.


Esta 4º Geração de CLDS contou com um total de 25 projetos no distrito do Porto e 272 a nível nacional, projetos estes, diferenciadores e adaptados à realidade de cada município e comunidade.


Neste encontro organizado pelo Centro Distrital de Segurança Social, foi referido por todos os intervenientes (municípios, instituições e outras entidades publicas e privadas), a necessidade de dar continuidade a estes projetos, concluindo-se que os 36 meses a que estão sujeitos são insuficientes para a promoção da inclusão social e para a mudança de mentalidades, sendo este prazo também reduzido para a promoção da sua sustentabilidade.


Foi ainda realçado que os CLDS cumprem a missão de mobilização de parcerias, nomeadamente com o tecido empresarial local, bem como com as entidades publicas. São ainda uma oportunidade de intervir nas comunidades e freguesias, muitas vezes a descoberto por outros programas sociais, descentralizando desta forma os recursos locais e promovendo a proximidade com a comunidade.

De forma geral, todos os presentes concordaram que os CLDS cumprem com os princípios da inovação, da sustentabilidade e proximidade, da participação e apoio na elaboração dos diagnósticos sociais municipais, com o princípio da integração e incrementação de recursos à comunidade, bem como no princípio da articulação com as entidades publicas e privadas na cooperação de uma comunidade mais saudável e sustentável.


Creche/Pré-Escolar de Nogueira: Ciclo do Pão

Creche/Pré-Escolar de Nogueira: Ciclo do Pão

16 de novembro de 2022


Este mês de novembro, as crianças da sala 2 pré da Creche e Pré-Escolar de Nogueira descobriram o ciclo do pão. Concluímos esta aprendizagem da melhor forma, com a confeção de um pão que fez crescer água na boca!


Assembleia Geral Ordinária

Assembleia Geral Ordinária

26 de novembro de 2022

Convoca-se os Irmãos da Santa Casa da Misericórdia da Maia a tomar parte na reunião Ordinária da Assembleia dos Irmãos ou Assembleia Geral, a qual terá lugar no Salão Nobre da Instituição no dia 26 de novembro de 2022, pelas 9.30 horas.

Bolsa de Estudo Prof. Doutor José Vieira de Carvalho: Atribuição

Bolsa de Estudo Prof. Doutor José Vieira de Carvalho: Atribuição

Não tendo surgido reclamações quanto à deliberação de graduação dos candidatos à atribuição da Bolsa de Estudo Prof. Doutor José Vieira de Carvalho, a mesma converteu-se em definitiva.


Assim, a Bolsa, no montante de 1.250,00 €, é atribuída a Beatriz Martins Araújo de Caires, com média final de ensino secundário de 20 valores.


São ainda atribuídas menções ou Bolsas Honrosas, no montante de 600,00 € cada, a Ania Cardoso Pereira e Hugo Barros Viegas.


A Bolsa e as Menções ou Bolsas Honrosas serão entregues no Salão Nobre da Sede da Instituição, no próximo dia 26 de novembro de 2022.


A Santa Casa da Misericórdia da Maia felicita todos os candidatos pela valia curricular académica revelada e faz votos de que continuem a trilhar o caminho da excelência no seu percurso escolar e profissional, desejando-lhes todas as felicidades pessoais e familiares.

Projeto MaiaINCLUI: Seminário Final

Projeto MaiaINCLUI: Seminário Final

21 de novembro de 2022

Temos o prazer de convidar para o seminário final do projeto MaiaInclui, no qual será feito um balanço final das atividades e do trabalho das nossas equipas no terreno, nesta que foi uma abordagem inovadora e experimental em territórios críticos do nosso concelho.


O evento contará também com apresentações feitas pelos utentes do projeto e com a apresentação da metodologia inovadora (Laboratórios Cívicos) desenvolvida pela Universidade de Aveiro, que trabalhou no terreno com as populações. 


Podem efetivar a inscrição no seguinte link: https://www.cm-maia.pt/pages/2719


Data: 21.11.2022

9h00 | Fórum da Maia


A vossa presença constitui, acima de tudo, um manifesto apoio às equipas da Misericórdia da Maia no terreno nestes 2 anos de intervenção, num dos maiores desafios da nossa instituição, no que à intervenção comunitária diz respeito.  



Centro de Animação de Infância de Vermoim: Teatro de Fantoches “Kiko e a sua Amiga”

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Teatro de Fantoches “Kiko e a sua Amiga”

21 de novembro de 2022

No âmbito da celebração do Dia Universal dos Direitos da Criança, as crianças das Salas B e C, tiveram a oportunidade de assistir à representação de uma peça de teatro de fantoches: “Kiko e a sua amiga”, apresentada pelas Enfermeiras da Saúde Escolar. Este espetáculo facilitou a compreensão do direito que as crianças têm no que refere o respeito pela sua intimidade e expressão de afetos.

Agradecemos à Enfermeira Olga e à Enfermeira Alexandra por este momento de alegria e aprendizagem.

Bolsa de Estudo Prof. Doutor José Vieira de Carvalho: Graduação dos candidatos.

Bolsa de Estudo Prof. Doutor José Vieira de Carvalho: Graduação dos candidatos.

8 de novembro de 2022

Tendo ponderado as candidaturas à luz dos critérios estabelecidos regulamentarmente, a Mesa Regedora deliberou graduar as candidaturas admitidas à Bolsa de Estudo do Prof. Doutor José Vieira de Carvalho, edição de 2022, da seguinte forma:


1º - Beatriz Martins Araújo de Caires, com média final de ensino secundário de 20 valores.


2ºs ex aequo - Ania Cardoso Pereira e Hugo Barros Viegas, ambos com média final de ensino secundário de 20 valores.


3ºs ex aequo - Carolina Figueiredo Paranhos, Leonor Seabra Monteiro e Gomes Esteves, Ana Catarina da Costa Silva, Maria Rita da Costa Lopes, Inês Rodrigues dos Santos Almeida, Rita de Sousa Fontes, João Pedro Fernandes Moutinho, Alfredo Augusto da Silva Ferreira, todos com média final de ensino secundário de 19 valores; Lara Raquel Mendes Carvalho, Pedro Miguel Gonçalves Santos, Fabiana Vanessa Oliveira Carvalho, Francisca Campos Nogueira, Rafaela Silva Pesqueira, todos com média final de ensino secundário de 18 valores; Daniela Abigail Salvador Barbosa, Vasco Daniel de Oliveira José, Mariana da Silva Correia, Thais Silveira Pessoa, Gustavo dos Santos Moutinho e Miguel Correia Ribeiro Rangel Tavares, todos com média final de ensino secundário de 17 valores; Ana Isabel Paiva Santos e Gonçalo Miguel Sales Duarte, ambos com média final de ensino secundário de 16 valores.


Nestes termos, a Mesa Regedora deliberou atribuir a Bolsa de Estudo Prof. Doutor José Vieira de Carvalho a Beatriz Martins Araújo de Caires, logo que esta deliberação se torne definitiva.


Mais deliberou, a título excecional, como estímulo e reconhecimento pela sua valia académica, atribuir a Ania Cardoso Pereira e Hugo Barros Viegas, Bolsa ou Menção Honrosa no montante de 600,00 €, cada.


Os candidatos dispõem do prazo de 5 dias úteis para se pronunciar, querendo, sobre o teor desta deliberação. 

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Visita ao laboratório aberto de biologia e saúde da maia

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Visita ao laboratório aberto de biologia e saúde da maia

8 de novembro de 2022

As crianças da Sala B realizaram uma visita ao Laboratório Aberto de Biologia e Saúde da Maia. Foram cientistas por uma manhã e participaram na atividade “Uma mão lava a outra”, refletindo sobre a importância de lavar as mãos. As experiências realizadas permitiram às crianças terem consciência da presença de microrganismos nos objetos do quotidiano e da importância de lavar as mãos.


Agradecemos à cientista Jéssica e ao Laboratório Aberto de Biologia e Saúde da Maia.

bottom of page