NOTÍCIAS

Assembleia Geral Ordinária

Assembleia Geral Ordinária

27 de novembro de 2021

Convoca-se os Irmãos da Santa Casa da Misericórdia da Maia a tomar parte da Assembleia Geral Ordinária, a realizar no Salão Nobre da Sede da Instituição, sita à Avenida Visconde de Barreiros, 228, Maia, pelas 9.30 horas do próximo dia 27 de novembro de 2021.


Consulte a convocatória aqui e os documentos aqui (acesso exclusivo a Irmãos da SCMM).

Bolsa de Estudo Prof. Doutor José Vieira de Carvalho: Atribuição

Bolsa de Estudo Prof. Doutor José Vieira de Carvalho: Atribuição

Não tendo surgido reclamações quanto à deliberação de graduação dos candidatos à atribuição da Bolsa de Estudo Prof. Doutor José Vieira de Carvalho, a mesma converteu-se em definitiva.


Assim, a Bolsa, no montante de 1.250,00 €, é atribuída a Leonardo Luís Soares Silva, com a média final de ensino secundário de 20 valores.


São ainda atribuídas menções ou Bolsas Honrosas, no montante de 400,00 € cada, a Hugo Miguel Figueiredo Vaz, Leonor Soares Oliveira e Bruno Miguel Lopes da Rocha Fernandes.


A Bolsa e as Menções ou Bolsas Honrosas serão entregues no Salão Nobre da Sede da Instituição, no próximo dia 27 de novembro de 2021, podendo os Estudantes premiados fazer-se acompanhar de um familiar.


A Santa Casa da Misericórdia da Maia felicita todos os candidatos pela valia curricular académica revelada e faz votos de que continuem a trilhar o caminho da excelência no seu percurso escolar e profissional, desejando-lhes todas as felicidades pessoais e familiares.

Creche/Pré-Escolar de Nogueira: O que esconde o parque?

Creche/Pré-Escolar de Nogueira: O que esconde o parque?

12 de novembro de 2021

Sala 1 Pré-Escolar

Sensibilizar para a riqueza do meio ambiente que nos rodeia é uma das nossas grandes preocupações. Assim, numa ida ao parque recolhemos alguns exemplares de cogumelos e observamos todas as suas formas, cores, cheiro e textura. Certamente, que da próxima vez que forem ao parque com os pais vão ter muito para procurar!

Projeto Incluir+: Aniversário na Bajouca

Projeto Incluir+: Aniversário na Bajouca

6 de novembro de 2021

O Rugby na Bajouca está de Parabéns, no passado dia 30 de outubro fizemos 1 ano. A festa de comemoração decorreu dia 6 de novembro no empreendimento da Bajouca, onde estiveram presentes os nossos atletas e suas famílias. Durante a manhã, fizemos um pequeno treino entre pais e filhos, com o nosso treinador Ricardo Costa; vimos um vídeo com algumas memórias deste ano de rugby; houve ainda tempo para um pequeno lanche e, como não podia deixar de ser, cantamos os parabéns ao Rugby na Bajouca.


Esta atividade resulta de uma parceria do CLDS 4G Incluir+ com a Escolinha de Rugby da Trofa. Os treinos decorrem às sextas-feiras das 18h30 às 19h30 no Empreendimento Municipal da Bajouca e aceitam-se novas contratações. Todos os nossos atletas são federados na modalidade e já participaram em 3 torneios/convívios.


Um bem haja a todas as nossas crianças e jovens que semanalmente se dedicam ao Rugby, à Escolinha de Rugby da Trofa por acreditarem em nós e a todos os que fazem desta modalidade um meio de inclusão social e desportiva.

Creche/Pré-Escolar de Águas Santas II: A Terra Treme

Creche/Pré-Escolar de Águas Santas II: A Terra Treme

5 de novembro de 2021

A Terra treme é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Com esta atividade pretende-se alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Os três gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.


No dia 5 de novembro, as crianças do pré-escolar participaram neste exercício e ficaram a conhecer estes 3 gestos que podem salvar vidas.

Centro de Animação e Infância de Vermoim: Visita ao Parque Nossa Senhora do Bom Despacho

Centro de Animação e Infância de Vermoim: Visita ao Parque Nossa Senhora do Bom Despacho

 4 de novembro de 2021

As crianças da Sala A passaram a manhã no Parque Nossa Senhora do Bom Despacho, no âmbito do movimento do Dia de Aulas ao Ar Livre.


Este movimento celebra e inspira as brincadeiras e aprendizagens ao ar livre. Assim, aconteceu a Hora do Conto com um silent book, ou seja, um livro sem texto: “Olhe, por favor, não viu uma luzinha a piscar?” de Bernardo Carvalho, que permitiu às crianças a leitura através de imagens que potenciaram narrativas visuais muito ricas e interessantes.

As crianças tiveram ainda a oportunidade de desenvolverem a sua sensibilidade estética e expressividade através da Land Art e surgiu uma obra de arte.


Houve corridas, saltos, escondidas e abraços às árvores, brincadeiras que proporcionaram um enorme bem-estar emocional.


Quando os adultos recordam as memórias mais felizes da sua infância, é comum recordarem a alegria de brincar ao ar livre.

Creche/Pré-Escolar de Nogueira: Onda Rosa

Creche/Pré-Escolar de Nogueira: Onda Rosa

3 de novembro de 2021

A Sala 1 pré do infantário de Nogueira, associou-se mais uma vez á luta contra o Cancro nas Mulheres e construiu um laço bem bonito que colocou na porta da instituição para sensibilizar toda a comunidade educativa.


Porque todos nós temos uma mulher importante na nossa vida!!! Vigiem a vossa saúde!!!

Creche/Pré-Escolar de Águas Santas II: Halloween

Creche/Pré-Escolar de Águas Santas II: Halloween

29 de outubro a 3 de novembro de 2021

Quando uma das crianças no Halloween descobriu que as bruxas tinham vassouras, surgiu o interesse sobre o tema e então fizemos pequenas vassourinhas mas tal como as vassouras das bruxas são especiais também as nossas eram pois foram feitas com raminhos de plantas e transformaram-se em pincéis.


As crianças divertiram-se imenso a pintar com estes inusitados pincéis, resultando em belas obras de arte.

Projeto Incluir+: Oficina de Pão Artesanal

Projeto Incluir+: Oficina de Pão Artesanal

26 de outubro de 2021

Foi no Complexo De Educação Ambiental da Quinta da Gruta, que os participantes da ação “Oficinas Criativas” do CLDS 4G Incluir+ meteram mãos na massa através da Oficina de Pão Artesanal.


Durante a tarde de 26 de Outubro, com a ajuda das mãos da D. Ana e a orientação do Eng.º Hugo Rocha e Silva , entre risos e memórias de antigamente, juntamos a farinha, o fermento, a água e o sal e vimos os nossos pães levedar e cozer num forno a lenha. Houve ainda a possibilidade de realizar uma visita guiada à quinta, conhecer as suas hortas e jardins biológicos, as plantas aromáticas, bem como toda a biodiversidade do espaço envolvente.


Agradecemos toda a amabilidade e disponibilidade do Eng.º Hugo e da D. Ana na exemplificação do processo de fabrico de pão, bem como na visita à Quinta.


Foi uma tarde bem divertida, com partilha de histórias e conhecimento que a todos enriqueceu.

Creche e Pré-escolar de Nogueira - Sala 2 pré-escolar: Sabores de Outono

Creche e Pré-escolar de Nogueira - Sala 2 pré-escolar: Sabores de Outono

26 de outubro de 2021

Desta vez o Outono entrou na sala 2 pré-escolar em forma de sabor! Já tínhamos explorado que nesta época do ano é habitual fazer compotas e doces de frutos e legumes com a atividade da carimbagem. Assim, através da degustação de doce de abóbora pusemos à prova o nosso paladar. Todas as crianças se deliciaram com os sabores de Outono.

Creche e Pré-escolar de Nogueira - Sala 2 pré-escolar: Placar de Outono

Creche e Pré-escolar de Nogueira - Sala 2 pré-escolar: Placar de Outono

25 de outubro de 2021

Após a chegada do Outono e para decorar o placar do corredor da sala 2 pré de acordo com o tema, as crianças utilizaram a técnica de pintura com rolo. Para além da exploração das características e mudanças da natureza que ocorrem nesta estação do ano, houve ainda a oportunidade para explorar as cores do outono.

Creche e Pré-escolar de Nogueira - Sala 2 pré-escolar: Carimbagem de legumes

Creche e Pré-escolar de Nogueira - Sala 2 pré-escolar: Carimbagem de legumes

20 de outubro de 2021

No âmbito do Dia da Alimentação, na sala 2 pré conversamos sobre a importância de uma alimentação saudável e uma das atividades realizadas foi  a carimbagem de alguns legumes utilizados na confeção de sopa. Esta atividade permitiu também a exploração de cores, cheiros e texturas. 


Projeto CLDS 4G Incluir+: Dia Mundial da Alimentação com a Fruta Feia

Projeto CLDS 4G Incluir+: Dia Mundial da Alimentação com a Fruta Feia

16 de outubro de 2021

Na passada Sexta-Feira o CLDS 4G Incluir+ e a Fruta Feia deslocaram-se ao Centro de Animação de Infância de Vermoim, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação celebrado a 16 de outubro, a fim de sensibilizar as crianças do 1º ciclo para o desperdício alimentar.


O principal objetivo da Fruta Feia é reduzir as toneladas de alimentos que são devolvidos à terra todos os anos pelos agricultores devido ao seu aspeto ou aparência pouco agradável e com isso evitar também o gasto desnecessário dos recursos usados na sua produção.


Com a ajuda do Bruno e da Inês, responsáveis pelo projeto Fruta Feia, todas as crianças compreenderam que as frutas e legumes feios têm exatamente o mesmo sabor e qualidade pelo que devem ser consumidos evitando assim que acabem no lixo.


O workshop teve a duração de cerca de 60 minutos, consistindo numa apresentação do projeto, do trabalho realizado por esta cooperativa, um desenho livre de frutas e legumes “feios”, uma gincana realizada no exterior em que as crianças, divididas em duas equipas, transportaram uma cesta de fruta do campo até á casa de “João” no menor tempo possível, não deixando cair nada ao chão. O workshop foi finalizado com um fruit challenge, em que as crianças provaram frutas “feias” e “bonitas”, tentando descobrir qual é qual.


Esta atividade permitiu assim criar parcerias entre diferentes entidades e respostas sociais, conseguindo criar novas sinergias e atingir novos objetivos e aprendizagens.

Bem hajam a todos os participantes, parceiros e um VIVA A TODOS OS LEGUMES E FRUTAS FEIAS!


A Equipa do Incluir +

Centro de Animação e Infância de Vermoim: Dia da Alimentação

Centro de Animação e Infância de Vermoim: Dia da Alimentação

15 de outubro de 2021

No dia 15 de outubro, para assinalar o Dia da Alimentação realizamos em parceria com o projeto Incluir + e Fruta Feia um workshop intitulado “Fruta Feia Miúda” em que o lema era “Gente Bonita come Fruta Feia” e cujo o principal objetivo era abordar o consumo sustentável e o desperdício alimentar. 

Através de jogos, desenhos e brincadeiras os meninos, do CATL, ficaram a perceber o que é o desperdício e que todos podemos contribuir para evitar esse desperdício, também aprenderam que a fruta e os legumes “feios” são muito saborosos. 

Uma atividade didática e divertida onde a brincar aprenderam a não desperdiçar.

Creche/Pré-Escolar de Milheirós: Iniciativa bicicletas

Creche/Pré-Escolar de Milheirós: Iniciativa bicicletas

15 de outubro de 2021

O incentivo ao uso da bicicleta como alternativa a outros meios de transporte, é uma forma de salvaguardar meios de mobilidade mais saudáveis no futuro, protegendo desta forma o Planeta. Pedalar é assumir uma mudança na nossa cultura!

Nestas faixas etárias é ideal fomentar tais hábitos, através do lazer e do jogo, da descoberta de novos percursos...


Com base nestes prossupostos teóricos, a equipa educativa das salas 2 e 3 de pré-escolar, em conjunto com os Príncipes e Princesas, exploraram este meio de transporte, culminando na construção de uma bicicleta com material reciclado, afim de consciencializar crianças e famílias da sua importância, participando também, com esta iniciativa no Projeto “Bicicletas de aprendizagem na creche”, iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Polisport.

Creche/Pré-escolar de Nogueira: Compotas de Outono

Creche/Pré-escolar de Nogueira: Compotas de Outono

8 de outubro de 2021

No âmbito da exploração do tema do Outono, na sala 2 pré conversamos sobre a confeção de doces e compotas de fruta, que habitualmente se fazem nesta época do ano. Como registo, as crianças fizeram carimbagem com maçã representando os frascos de compota para expor nas janelas da sala.

Creche/Pré-Escolar de Milheirós: Dia Mundial do Animal

Creche/Pré-Escolar de Milheirós: Dia Mundial do Animal

4 de outubro de 2021

Uma manha que, devido à sua temática permitiu sensibilizar os nossos príncipes e princesas para a necessidade de respeito por todos os animais…


Independente do seu tamanho e da sua espécie, todos são importantes no nosso ambiente, devendo também serem protegidos, pois alguns estão a desaparecer da Terra…

Não podemos deixar de relevar que também estiveram associados outros conceitos a este tema tão sensível, em especial o abandono dos animais.


Como nos remete a Música da Sónia Araújo ”…Gosto de animais ….o meu animal é meu amigo..”

Creche/Pré-Escolar de Águas Santas II: Dia Mundial da Música

Creche/Pré-Escolar de Águas Santas II: Dia Mundial da Música

1 de outubro de 2021 

A internet foi essencial… foi solicitada a colaboração das famílias brasileiras para partilharem as canções tradicionais do seu país e também se fizeram pesquisas, visualizaram-se as músicas no YouTube, cantaram-se as canções. Os dois países têm músicas em comum mas com algumas diferenças nas letras das canções e assim cantaram-se as duas versões. Tanto as crianças portuguesas como as crianças brasileiras ficaram a conhecer um pouco mais sobre a música de ambos os países. 

Creche/Pré-Escolar de Milheirós: Dia Mundial da Música

Creche/Pré-Escolar de Milheirós: Dia Mundial da Música

1 de outubro de 2021

Mais um dia especial! Dedicado à construção de instrumentos musicais, e com diferentes sons associados.


Não podemos esquecer que, a nossa criatividade e imaginação tudo consegue.


Aqui está o que os nossos Príncipes e Princesas, desde a sala dos 24 aos 36 meses, até às salas de pré-escolar, realizaram e exploraram neste dia. Dando relevo à criação de música através de diferentes sons criados pelos seus instrumentos musicais, com diferentes ritmos e associando-se a exploração de diferentes conteúdos.

Projeto MaiaINCLUI: A minha Sementeira de Salsa

Projeto MaiaINCLUI: A minha Sementeira de Salsa

15 de julho de 2021

No decorrer das atividades das férias de verão as crianças, jovens e adultos da Anta dedicaram-se à construção de sementeiras de salsa. Esta é uma erva aromática muito apreciada por todos e que deixa os nossos cozinhados, ainda mais, saborosos!


Esta atividade permitiu brincar com os nossos 5 sentidos e explorá-los, recorrendo a elementos da natureza (água, terra, sementes, etc.), sempre de forma interativa. 


No final relembramos a importância de sermos pessoas perseverantes para não desistir, responsáveis para cuidar e pacientes para ver germinar!

Projeto MaiaINCLUI: Ação de Sensibilização de Limpeza e Boas Práticas

Projeto MaiaINCLUI: Ação de Sensibilização de Limpeza e Boas Práticas

13 de julho de 2021

Durante as atividades de verão as crianças e jovens da comunidade das Lagielas colocaram em prática o seu dever cívico de manter o espaço exterior, comum a todas as habitações, organizado, limpo e acolhedor para todos os seus moradores.


A proatividade e empenho dos participantes não passaram despercebidas e arrecadou elogios por parte dos adultos. 

Com esta ação pretendemos melhorar as condições dos espaços, mas também contribuir para a promoção de cidadãos ativos, participativos e responsáveis. 


No final o cansaço já se fazia notar, mas o sentimento de missão cumprida e a sensação de bem-estar superou as melhores expectativas! 

Creche/Pré-Escolar de Águas Santas II:

Creche/Pré-Escolar de Águas Santas II:

14 de setembro de 2021

Na sala 2 semeamos batatas em abril... as crianças observaram o crescimento das plantas e ao longo desse tempo não descuraram os cuidados necessários, lembrando constantemente ao adulto a necessidade de regar. O tempo foi passando e no dia 14 de setembro finalmente chegou o dia da apanha das batatas... foram momentos de pura alegria e espanto das crianças ao verem as batatas surgirem de cada vez que se introduzia o ancinho na terra. A experiência foi tão positiva que o grupo já mostrou interesse em voltar a repetir a experiência.

Projeto Incluir +: Passeio em Família a Viana do Castelo

Projeto Incluir +: Passeio em Família a Viana do Castelo

3 de julho de 2021

No passado dia 3 de julho, o CLDS 4G Incluir+ no âmbito da atividade do eixo 2- “Férias em Família”, realizou o “passeio em família”, proporcionando desta forma um dia bem diferente a 10 famílias acompanhadas pelo projeto. 


Este passeio tinha por objetivo a promoção da igualdade de oportunidades em situações de maior carência socioeconómica, possibilitar momentos positivos e de lazer em família criando laços de proximidade e memórias positivas e saudáveis. Desta forma, demos também a conhecer diferentes locais numa perspetiva turística, potenciando competências sociais e culturais.


O passeio a Viana do Castelo consistiu num passeio pela cidade, ruas principais e comércio local. Seguiu-se a subida de funicular a Santa Luzia, um piquenique em família pelo parque de merendas, culminando numa aula aberta de capoeira, dinamizada por um dos participantes, (instrutor de capoeira).


Finalizamos o passeio com uma visita ao Navio Gil Eannes, sendo este um ponto de destaque neste passeio pela magnitude da sua história. Todas as gerações presentes usufruíram de uma forma entusiasta a esta experiência, sendo bastante enriquecedora.


Seguimos viagem rumo à nossa cidade após um último lanche junto ao rio. Foi notória a alegria manifestada nos olhares de todos e a união saudável e de partilha que se criou entre os presentes, desde os mais novos aos mais crescidos. 


Apesar das limitações impostas pela DGS devido à situação pandémica atual, todos os procedimentos foram cumpridos para que tudo decorresse com a maior normalidade e segurança.


A pedido de todos os participantes será sem dúvida uma atividade a repetir, acreditando que poderá ser alargada a mais intervenientes nos próximos 2 anos, já que acreditamos na intervenção familiar e potenciação parental com recurso a momentos de alegria e lazer.

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Experiência Sensorial com gelatina - Sala aquisição de marcha /24 meses

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Experiência Sensorial com gelatina - Sala aquisição de marcha /24 meses

5 de julho de 2021

“Caixinha de gelatina"

As crianças tiveram ao dispor uma caixa cheia de gelatina de várias cores, onde puderam tocar, provar o sabor, brincar e explorar livremente, possibilitando o despertar de diferentes sensações como o de sentir a temperatura, a textura, o cheiro e o gosto desse alimento.

Foi o espertar dos sentidos, com muita diversão!