NOTÍCIAS

Projeto Incluir +: Passeio em Família a Viana do Castelo

Projeto Incluir +: Passeio em Família a Viana do Castelo

3 de julho de 2021

No passado dia 3 de julho, o CLDS 4G Incluir+ no âmbito da atividade do eixo 2- “Férias em Família”, realizou o “passeio em família”, proporcionando desta forma um dia bem diferente a 10 famílias acompanhadas pelo projeto. 


Este passeio tinha por objetivo a promoção da igualdade de oportunidades em situações de maior carência socioeconómica, possibilitar momentos positivos e de lazer em família criando laços de proximidade e memórias positivas e saudáveis. Desta forma, demos também a conhecer diferentes locais numa perspetiva turística, potenciando competências sociais e culturais.


O passeio a Viana do Castelo consistiu num passeio pela cidade, ruas principais e comércio local. Seguiu-se a subida de funicular a Santa Luzia, um piquenique em família pelo parque de merendas, culminando numa aula aberta de capoeira, dinamizada por um dos participantes, (instrutor de capoeira).


Finalizamos o passeio com uma visita ao Navio Gil Eannes, sendo este um ponto de destaque neste passeio pela magnitude da sua história. Todas as gerações presentes usufruíram de uma forma entusiasta a esta experiência, sendo bastante enriquecedora.


Seguimos viagem rumo à nossa cidade após um último lanche junto ao rio. Foi notória a alegria manifestada nos olhares de todos e a união saudável e de partilha que se criou entre os presentes, desde os mais novos aos mais crescidos. 


Apesar das limitações impostas pela DGS devido à situação pandémica atual, todos os procedimentos foram cumpridos para que tudo decorresse com a maior normalidade e segurança.


A pedido de todos os participantes será sem dúvida uma atividade a repetir, acreditando que poderá ser alargada a mais intervenientes nos próximos 2 anos, já que acreditamos na intervenção familiar e potenciação parental com recurso a momentos de alegria e lazer.

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Experiência Sensorial com gelatina - Sala aquisição de marcha /24 meses

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Experiência Sensorial com gelatina - Sala aquisição de marcha /24 meses

5 de julho de 2021

“Caixinha de gelatina"

As crianças tiveram ao dispor uma caixa cheia de gelatina de várias cores, onde puderam tocar, provar o sabor, brincar e explorar livremente, possibilitando o despertar de diferentes sensações como o de sentir a temperatura, a textura, o cheiro e o gosto desse alimento.

Foi o espertar dos sentidos, com muita diversão! 

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Experiência Sensorial com gelo - Sala A

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Experiência Sensorial com gelo - Sala A

30 de junho de 2021

Brincar com o gelo é uma atividade sensorial e científica incrível para as crianças explorarem! 

Em vários recipientes e aos pares, as crianças da sala A congelaram diferentes objetos, flores, animais e búzios. Depois levaram ao congelador e no dia seguinte observamos, o resultado final e falamos sobre o processo. Abordamos ainda conceitos científicos, a água que passou do estado líquido para o estado sólido, após estar no congelador. 

No final foi brincar e observar o processo de descongelação.

Creche/Pré-Escolar de Águas Santas II: Santos Populares

Creche/Pré-Escolar de Águas Santas II: Santos Populares

21 a 30 de junho de 2021

Como forma de dar a conhecer usos e costumes populares portugueses às nossas crianças, os grupos do pré-escolar e a sala 24/36 meses realizaram pesquisas sobre os santos populares, tendo escutado canções típicas da época e visualizado vestuário, acessórios e danças das marchas populares. Após as pesquisas, vivenciaram o ambiente de festa com a preparação de uma marcha e apresentação da mesma à comunidade escolar criando-se assim momentos de partilha e alegria.  

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Sala 24-36 meses

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Sala 24-36 meses

24 de junho de 2021

As crianças da Sala dos 24-36 meses, observaram elementos da natureza, de uma forma muito mágica e encantadora. Observar as flores, folhas na mesa de luz e fazer composições com as mesmas, constituiu momentos de aprendizagens divertidas, encantadoras e de uma beleza única. Estimulando ainda o sentido da visão e ver mais longe, os pequenos detalhes das flores, das folhas.

Na mesa de luz, tudo se transforma em algo importante, atrativo e mágico!

Creche/Pré-escolar de Milheirós: S. João

Creche/Pré-escolar de Milheirós: S. João

23 de junho de 2021

Hoje tivemos momentos especiais com os nossos príncipes e Princesas…

Para além dos manjericos, das quadras…. Comemoramos o S. João com as habituais marchas populares, mas apenas com os pares de cada uma das salas, depois de vários movimentos adequados aos ritmos, a explorar diferentes passos conseguiram marchas engraçadas.

Foram momentos de partilha enriquecedores e divertidos, partilhados virtualmente com as famílias.

Até a nossa creche participou com a sala dos 24 aos 36 meses…

O S. João foi nosso amigo com um tempo agradável para que as marchas pudessem ser trabalhadas ao ar livre, pode ser que no próximo ano letivo possamos partilhar in loco com a nossa comunidade, como aconteceu em anos transatos….


Projeto CLDS 4G Incluir+: Sessões de Capacitação Parental

Projeto CLDS 4G Incluir+: Sessões de Capacitação Parental

25 de maio a 18 de junho de 2021

O Projeto CLDS 4G Incluir+ realizou de 25 de maio a 18 de junho 8 sessões para pais, inseridas nas atividades do Eixo 2- Intervenção Familiar e Parental. As sessões foram dirigidas a pais/encarregados de educação acompanhados pelo projeto e também encaminhados por outros parceiros sociais, que identificaram educadores com vontade de desenvolver uma parentalidade mais positiva e melhorar a relação com os filhos, permitindo-se assim adquirir novas estratégias saudáveis para a resolução dos problemas.


As sessões abordaram temas como estilos de comunicação, treino emocional, estratégias educativas, gestão do conflito, partilha de boas práticas e também uma breve referência ao desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente.

Estas sessões foram dinamizadas pela formadora Carolina Vilano facilitadora do desenvolvimento humano e bem-estar e autora do método educa XXI e pela psicóloga Sofia Ferreira do projeto Incluir+.


A metodologia da formação baseou-se no recurso a dinâmicas de grupo, atividades práticas, role-playing de forma a que os conteúdos fossem mais facilmente interiorizados tendo em conta as características do grupo. Desde o início da pandemia que as situações de conflitos familiares têm vindo a agravar-se, nomeadamente no cumprimento das indicações e respeito pelos limites, originando situações de tensão e ansiedade nos pais e adolescentes, pelo que se considerou pertinente trabalhar esta temática junto dos mais vulneráveis, dentro da área de atuação do nosso projeto.


Consideramos ter sido uma mais valia para estas famílias, tanto pela transmissão de conhecimentos como pela partilha e a colaboração entre os presentes num clima de apoio, aceitação e boa disposição.


Aproveitamos para agradecer a todos os presentes e envolvidos para que este programa fosse possível, estando já prevista a replicação deste programa numa outra freguesia do concelho em setembro deste ano.

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Dia da Família

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Dia da Família

15 de junho de 2021

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a quinze de maio.

A celebração deste dia visa destacar:

- a importância da família na base da educação de infância,

- reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão,

- chamar à atenção para a importância da família como núcleo vital da sociedade.

No Centro de Animação de Infância de Vermoim, na sala B, as crianças fizeram desenhos alusivos às suas famílias e ditaram mensagens afetuosas, para que estas pudessem ser lidas pelas mesmas.

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Horta Biológica

Centro de Animação de Infância de Vermoim: Horta Biológica

15 de junho de 2021

Sala 24-36 meses

As crianças da sala dos 24 aos 36 meses criaram uma horta biológica. A criação da mesma, permite às crianças despertarem o interesse pelo processo de germinação/plantação e crescimento das plantas, estimular os sentidos (textura do solo, cheiros, humidade…) e o enorme prazer de degustar alimentos semeados, cultivados e colhidos por eles próprios.

Creche/Pré-Escolar de Águas Santas 2: Dia Mundial da Criança

Creche/Pré-Escolar de Águas Santas 2: Dia Mundial da Criança

1 de junho de 2021

Para comemorar este dia foram proporcionados às crianças diferentes momentos. Os grupos assistiram ao musical: “Carochinha no ervilhal”, onde cantaram e se divertiram. 

A pedido de muitas crianças o almoço deste dia foi hambúrguer e batatas fritas. A Instituição ofereceu gelado de sobremesa. 

O lanche foi saboreado por todos com bolo, pipocas e sumo. 

Para terminar este dia, todos os nossos utentes levaram para casa um balão e um saco de gomas como oferta da escola.  


Creche/Pré-Escolar de Nogueira

Creche/Pré-Escolar de Nogueira

1 de junho de 2021

As crianças da sala 1 pré da Creche e Pré-escolar de Nogueira comemoraram o Dia Mundial da Criança com atividades e momentos divertidos. Desde a pintura de um mural a uma sessão de cinema com direito a pipocas, as crianças divertiram-se e brincaram com entusiasmo durante o dia. No lanche houve bolo e queques e no fim levamos uma surpresa para casa.

Creche/Pré-Escolar de Nogueira:  Dia Mundial da Criança

Creche/Pré-Escolar de Nogueira: Dia Mundial da Criança

1 de junho de 2021

Atividade desenvolvida no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Criança

O Grupo da sala 2 de Pré-Escolar de Nogueira comemorou o Dia Mundial da Criança, com diversas atividades, nomeadamente, a realização de jogos tradicionais no recreio exterior do estabelecimento, bem como pinturas faciais. No final dos jogos, as crianças receberam uma medalha e um prémio de participação.

Foi um dia inesquecível para todos!

Creche/Pré-Escolar de Nogueira: Dia Mundial da Criança

Creche/Pré-Escolar de Nogueira: Dia Mundial da Criança

1 de junho de 2021

A sala de 2 anos da Creche e Pré-escolar de Nogueira comemorou o Dia da Criança inspirada no tema “Piratas”!!!!

Os nossos piratinhas divertiram-se imenso, dentro e fora de sala, criando recordações para a vida!!!! 


Projeto Incluir+: Dia Mundial da Criança

Projeto Incluir+: Dia Mundial da Criança

1 de junho de 2021

O Dia Mundial da Criança comemorou-se no dia 1 de junho no Empreendimento Municipal da Bajouca. O Incluir+ CLDS 4G em parceria com a Espaço Municipal organizaram um fim de tarde divertido e cultural, onde estiveram presentes cerca de 35 crianças residentes neste empreendimento e/ou integradas nas atividades do Incluir+.


Com esta iniciativa pretendia-se dinamizar o empreendimento e as famílias que nele residem, promovendo o gosto pela arte e a igualdade de oportunidades junto do publico.


Contamos com a dupla de palhaços malabaristas Mr. Palito e Dita, que nos animaram com as suas brincadeiras, música e trapalhadas. No final todas as crianças tiveram direito a um brinquedo e uma pequena lembrança para assinalar a importância de ser criança e que o segredo de uma vida mais feliz é aproveitar o presente com um sorriso.


Ao longo do espetáculo foi igualmente distribuído pelas crianças um pequeno lanche com pipocas e algodão doce.

O Dia Mundial da Criança celebra-se desde 1950, desde o pós-guerra, como forma de defender as crianças das crises sociais e humanitárias, promovendo o afeto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, acesso à educação, proteção contra todas as formas de exploração e motivando para o crescimento num clima de Paz e Fraternidade. 


Assim, não podemos deixar de comemorar este dia hoje e sempre.

Creche/Pré-Escolar de Milheirós: Dia Mundial da Criança

Creche/Pré-Escolar de Milheirós: Dia Mundial da Criança

1 de junho de 2021

Hoje, dia 1 de junho de 2021, dia Mundial da Criança, foi um dia diferente, apesar de todos os dias serem os dias dos Príncipes e Princesas da Creche Pré-escolar de Milheirós, decidimos comemorar esta data especial com dois insufláveis, que permitiram brincadeiras diferentes…foi confecionado um almoço especial, um piquenique no nosso espaço exterior…. Foi uma animação, com alguns amuos no regresso a casa, pois ainda queriam usufruir mais um pouco dos insufláveis…é um privilegio podermos privar com os nossos príncipes e princesas diariamente, permitindo que possamos partilhar dos afetos, das vivencias, das brincadeiras e da imaginação daqueles que são o futuro da nossa Nação….

Projeto Incluir +: Caminhada Dia do Vizinho

Projeto Incluir +: Caminhada Dia do Vizinho

30 de maio de 2021

O CLDS 4G Incluir+ em colaboração com o espaço municipal comemorou o Dia Mundial do Vizinho junto dos moradores do Empreendimento Municipal de Porto Bom (Gondim) no passado dia 30 de maio de manhã.


Este ano, assinalou-se esta data comemorativa com um caminhada cultural, dinamizada por Mário Aguiar do posto de turismo da câmara municipal da Maia (visit Maia) que gentilmente se disponibilizou para colaborar nesta iniciativa.

A caminhada para além do convívio e lazer teve também o propósito cultural, com início em Porto Bom, com passagem junto ao rio e explicação sobre as atividades (moinhos e lavadeiras), seguindo pela rua do Outeiro e passando no largo de Calquim (toponímia local) com breve explicação das casas agrícolas, funções específicas e tradições da Maia, rua da Liberdade (moinhos do Barros, lavadouro publico) com abordagem das tradições locais, rua da igreja com a ligação entre o profano (bicha da Moura) e o religioso- igreja do divino salvador de Gondim, finalizando novamente em Porto Bom com passagem pelas artérias principais da freguesia.


Durante a caminhada foi promovida também a interação entre os participantes através de uma dinâmica de construção de um puzzle de 2 peças referente a uma palavra relacionada com uma convivência saudável entre vizinhos, sendo que no início foi entregue a cada participante a metade da peça correspondente. No final, cada par entregou a palavra devidamente formada, que fez parte de um mural alusivo ao tema e que culminou com o final da atividade. 

Desta forma, foi possível celebrar este dia, sensibilizando os moradores para a importância da saúde mental e bem-estar, mas também da promoção do convívio saudável e da boa comunicação entre vizinhos.


Agradecemos a presença de todos os intervenientes que possibilitaram e disponibilizaram todos os recursos para que a atividade pudesse ser realizada e em especial aos moradores que aderiram de forma enérgica e motivada. 

Projeto Capacitar+: Dia do vizinho

Projeto Capacitar+: Dia do vizinho

29 de maio de 2021

No passado sábado 29 de maio, o Projeto Capacitar + CLDS 4G da Santa Casa da Misericórdia da Maia celebrou o Dia do Vizinho junto dos Empreendimentos Municipais da Maia que abrange, nomeadamente, Meilão, Arregadas, Paiol, Monte Vilar, Cardosas, Frejufe e Folgosa.


O objetivo deste evento focou-se na promoção de boas relações entre vizinhos através de um evento itinerante de Dança | Flash Mob dinamizado pelos bailarinos da Escola de Dança Espaço 2 da Maia que circularam entre empreendimentos sobre rodas num autocarro panorâmico. O dia não seria o mesmo sem o enorme talento destes jovens que nos presentearam com as suas fantásticas coreografias e talento.


Os moradores dos respetivos Empreendimentos Municipais, bem como a Comunidade envolvente, tiveram a oportunidade de assistir ao evento, com o devido distanciamento de segurança, através das janelas das suas habitações.


Foi um dia repleto de música, dança e boa disposição.

Este evento contou com o apoio | parceria da Espaço Municipal - Empresa Municipal de Habitação e Renovação Urbana da Câmara Municipal da Maia.


Contamos também com a notável presença da Dra. Ana Miguel Vieira de Carvalho, Vereadora do Pelouro da Habitação, Desenvolvimento Social e Bem estar da Câmara Municipal da Maia, da Dra. Lucília Pires de Lima, Coordenadora do Gabinete Social da Espaço Municipal, da Dra. Liliana Moutinho, Chefe de Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal da Maia, do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Folgosa, Dr. Vítor Ramalho, da psicóloga Dra. Júlia Azevedo, e da Sra. Presidente da Junta de Freguesia de Milheirós, Dra. Maria José Castro Neves.

Projeto Incluir +:  Sessão Informativa Online

Projeto Incluir +: Sessão Informativa Online

26 de maio de 2021

A 26 Maio o CLDS 4G Incluir+ realizou mais uma sessão informativa online, desta vez sob o tema “O Programa Nacional de Microcrédito”. 


O Programa Nacional de Microcrédito é um apoio a projetos de criação de empresas  por pessoas que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, através do acesso a crédito para projetos com investimento e financiamento de pequeno montante.


Dinamizada pela Drª Susana Oliveira do Centro de Emprego da Maia, os participantes tiveram oportunidade de perceber o funcionamento desta medida e ainda houve espaço para partilha e esclarecimento de dúvidas. 


O CLDS 4G Incluir+ agradece à Dr.ª Susana pela comunicação, ao Centro de Emprego da Maia e a presença de todos os participantes.

Projeto Bué d’Escolhas: Ciclo de Conversas e Partilhas para Pais, Cuidadores e Encarregados de Educação

Projeto Bué d’Escolhas: Ciclo de Conversas e Partilhas para Pais, Cuidadores e Encarregados de Educação

27 de maio de 2021

No dia 27 de Maio, o Projeto Bué d’Escolhas dará início ao Primeiro Encontro do Ciclo de Conversas e Partilhas para Pais, Cuidadores e Encarregados de Educação. O assunto em debate é dos mais solicitados pelos participantes: “Adolescentes e pré-adolescentes: os desafios”. Contamos com o apoio da nossa psicóloga Mariana Noverça. O formato é informal, de conversa, partilha, bom-humor e café, cumprindo todas as normas de segurança impostas pelos tempos atípicos que vivemos.