HISTÓRIA · PROVEDORES

ANDRADE

DIAS

(1910-2008)

PROVEDOR DE 1955 A 1963


VEREADOR DA CÂMARA MUNICIPAL, SOB A PRESIDÊNCIA DO SR. DR. CARLOS PIRES

FELGUEIRAS ENTRE 1946 E 1954 E ENTRE 1955 E 1963

VEREADOR DA CÂMARA MUNICIPAL, SOB A PRESIDÊNCIA DO SENHOR CORONEL CARLOS JOSÉ MOREIRA ENTRE 1968 E 1971

VEREADOR DA CÂMARA MUNICIPAL, SOB A PRESIDÊNCIA DO SENHOR PROFº. DOUTOR JOSÉ VIEIRA DE CARVALHO, ENTRE 1971 E 1974

Joaquim Alves Andrade Dias nasceu em Pedras Rubras, Moreira, Maia, em 21 de junho de 1910, filho de Joaquina Alves Moreira de Andrade e de António Francisco Dias, ambos agricultores.

 

Frequentou os estudos primários na Terra onde nasceu e o ensino secundário no Colégio de Guimarães, tendo acabado o ciclo liceal no antigo Liceu Rodrigues de Freitas. Matriculou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde se licenciou com elevada classificação. Casou com Ilda dos Santos Ramalho Andrade Dias e teve duas filhas.

 

Dedicou toda a sua vida ao exercício da sua profissão médica na zona onde nasceu, no Concelho da Maia e em Concelhos limítrofes. Foi sempre considerado um clínico apto, competente, atualizado e disponível, quer pelos seus pares, quer por todos aqueles que aos seus serviços recorreram e que o recordam com saudade, reconhecendo-lhe qualidades humanas e profissionais dignas de realce.


Apesar dos muitos afazeres na área da sua profissão, conseguiu sempre disponibilizar tempo para servir a sua terra. Colaborou, sucessivamente e sem qualquer remuneração, nos executivos camarários presididos pelos Senhores Dr. Carlos Pires Felgueiras, Coronel Carlos Moreira e Profº. Doutor José Vieira de Carvalho.

 

Em todos eles serviu desinteressadamente, com aprumo e dignidade, cumprindo todas as tarefas e encargos que lhe foram cometidos, tendo sido também o primeiro Provedor da Santa Casa da Misericórdia e o primeiro Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados.

 

Deixou a sua vida de edil com 63 anos e a sua atividade profissional com 85 anos.

© 2015 · carlosmoreno.pt

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR


Em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer à seguinte entidade de resolução alternativa de litígios de consumo:

Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto

Tel.: 225 508 349 / 225 029 791          

E-mail: cicap@mail.telepac.pt

Web: www.cicap.pt

Para atualizações e mais informações, consulte o Portal do Consumidor em

www.consumidor.pt

 (Informação ao abrigo do artigo 18º da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro)