ATIVIDADES INCLUIR+

Projeto Incluir +: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Projeto Incluir +: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Abril de 2021

No Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, o CLDS 4G Incluir+ e o CLDS 4G Capacitar+ lançaram um desafio as crianças da Sala Azul da creche/ Pré-Escolar de Crestins para nos darem a sua perspetiva do afeto e bem cuidar.


Cabe a todos nós garantir a proteção de todas as crianças, promovendo o seu crescimento harmonioso e saudável, assim como alertar todos os pais e educadores para a importância da sua parentalidade positiva e consciente.


“Se me ensinares com amor, eu aprendo a ser feliz!”


Veja o vídeo aqui!

Projeto Incluir +: Abro a Janela ao Teatro

Projeto Incluir +: Abro a Janela ao Teatro

27 de março de 2021

O CLDS 4G Incluir+ comemorou o Dia Mundial do Teatro junto dos moradores dos Empreendimentos Municipais da Maia no passado dia 27 de Março.


No âmbito da atividade Baz’arte, foi realizada uma animação teatral, dinamizada pelo Projeto Rodopio, Cultura e Movimento da Associação Mafagafa e pela Companhia Boca de Cão, levando o teatro, a música e o espetáculo aos residentes nos empreendimentos do Pinhal (Moreira da Maia), Fábrica e Aldeia (Vila Nova da Telha), Bajouca (Castêlo da Maia) Outeiro e Ponte das Cabras (Cidade da Maia).


Foi um espetáculo de interação e comunicação da marioneta “bruxa Zulmira” com o público à janela, abordando o universo misterioso e místico desta personagem que dormia no seu caldeirão, acompanhada pela trupe de músicos de cariz tradicional.


Desta forma, foi possível celebrar a arte, consciencializando os moradores para a importância da cultura e animação na saúde mental e bem-estar. No último ano temos vindo a deparar-nos com um aumento das situações de ansiedade e depressão, fortemente causadas pela fase de pandemia em que nos encontramos, pelo que a iniciativa “abro a janela ao teatro” foi uma oportunidade para proporcionar momentos animados, numa altura em que o contexto propicia mais depressão e excesso de tempo passado em casa. 


A comunidade aderiu com entusiasmo e motivação, participando e aplaudindo da janela das suas habitações, à medida que eram desafiadas para intervir.


Esta iniciativa contou ainda com o apoio da Câmara Municipal da Maia e a empresa Espaço Municipal.


Projeto Incluir+: Sessões sobre violência no namoro “Amor In+Perfeito”

Projeto Incluir+: Sessões sobre violência no namoro “Amor In+Perfeito”

15 a 19 de fevereiro de 2020

Como forma de assinalar o dia dos namorados, o CLDS 4G Incluir+ dinamizou, junto da comunidade educativa sessões de esclarecimento sobre a Violência no Namoro. Estiveram presentes, 8 turmas de jovens do 8º ano da Escola Eb2/3 da Maia, através das aulas de Cidadania e Desenvolvimento. Estas sessões tiveram como objetivos, a promoção da comunicação, debate e partilha de ideias, informação e capacitação dos jovens face à informação adequada ao tema, abordagem às relações interpessoais e afetivas, modificação de crenças socioculturais que legitimam os diferentes tipos de violência e partilha de recursos disponíveis no combate a este tipo de problemática. Em tempos de pandemia em que os contactos sociais estão restringidos, há consequentemente um aumento da interação via online, em que as questões associadas à violência têm ganho uma maior e diferente expressividade.


Consideramos essencial adaptarmo-nos à realidade atualmente vivida, não deixando de fazer o nosso papel de intervenção e informação. Pretendemos com estas ações a mobilização das crianças e jovens, promovendo estilos de vida saudáveis e uma melhor integração na comunidade, contribuindo para um desenvolvimento e crescimento pessoal e social mais adaptativo.


Queremos também deixar um especial agradecimento ao corpo docente que colaborou em articulação connosco para que estas sessões fossem concretizáveis, esperando num futuro próximo continuar a partilhar ferramentas e estratégias que contribuam para o sucesso das nossas crianças e jovens.


A equipa do Incluir+

Projeto Incluir+: Atelier de Natal

Projeto Incluir+: Atelier de Natal

21 de dezembro de 2020

O Projeto CLDS 4G Incluir+ realizou o Atelier de Natal entre os dias 21 e 30 de dezembro, destinado a crianças e jovens residentes no Empreendimento Municipal da Bajouca.

Este Atelier inseriu-se nas atividades do Eixo 2- Intervenção Familiar e Parental, nomeadamente na dinamização das atividades do Baz´arte e foi realizado na sede da Bomporto, Cooperativa de Solidariedade Social CRL, que gentilmente nos cedeu as suas instalações na Bajouca.


Durante 6 dias, foram dinamizadas diversas atividades em diferentes áreas: artes plásticas, cozinha, cinema, dança e uma visita ao campo e a Escolinha de Rugby da Trofa.

Esta iniciativa pretendeu promover competências pessoais e sociais; estimular a criatividade e a criação artística; desenvolver o trabalho em equipa e despertar nas crianças e jovens o gosto pela cozinha, cultura cinematográfica e desportiva.


As crianças e jovens aderiram com entusiasmo ao atelier, participando ativamente em todas as atividades desenvolvidas, com bastante dinamismo e motivação.


Deixamos uma vez mais, um agradecimento especial à Bomporto, por ter disponibilizado a sua sala e à Escolinha de Rugby da Trofa pela visita às suas instalações e ao campo de jogos para um pequeno treino, bem como pela prenda de natal fornecida às nossas crianças.


Projeto Incluir+: Informar para Agir - O que precisa de saber sobre Covid 19”

Projeto Incluir+: Informar para Agir - O que precisa de saber sobre Covid 19”

18 de dezembro

No passado dia 18 de dezembro de 2020, o projeto Incluir+, realizou uma sessão informativa em formato online, sobre o tema Covid-19.

Esta sessão surgiu no âmbito de uma formação realizada pelas psicólogas do projeto Dra. Joana Miranda e Dra. Sofia Ferreira, em parceria com a Direção Geral de Saúde (DGS) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o objetivo de disseminar informação credível e atualizada junto da comunidade.

Contamos igualmente com a pertinente presença do Dr. Jonathan dos Santos, médico de família, ao qual aproveitamos para agradecer a excelente comunicação e esclarecimento de todas as dúvidas colocadas pelos nossos participantes.

Agradecemos também a presença de todos os inscritos, esperando que a sessão tenha sido útil, na prevenção e gestão desta pandemia.

Como projeto comunitário é nossa missão disponibilizar recursos à comunidade e apoiar as necessidades da população e para isso estamos sempre disponíveis para dinamizar e encontrar alternativas no combate à exclusão social.

Projeto Incluir +: Começou a Escola… Que novos desafios Educativos?

Projeto Incluir +: Começou a Escola… Que novos desafios Educativos?

16 de outubro de 2020

O Projecto CLDS 4G Incluir+ realizou no dia 16 de outubro a 2º edição da Sessão de Esclarecimento intitulada “Começou a Escola… Que Novos Desafios Educativos?”. Esta sessão insere-se nas atividades do Eixo 2- Intervenção Familiar e Parental e destinou-se a encarregados de educação de alunos do 1º ao 3º ciclo do ensino básico.


Esta ação foi realizada na Escola Príncipe da Beira em Gueifães, espaço gentilmente cedido pela Junta de Freguesia da Cidade da Maia, pelo que deixamos aqui o nosso apreço pela simpatia com que nos receberam. Agradecemos ainda aos elementos do executivo da Freguesia, bem como aos técnicos da equipa de RSI da ASMAN pela presença, destacando-se assim a importância do trabalho em rede.
Foi num ambiente informal e de partilha que se falou de temas como a importância de uma boa comunicação entre a escola e a família; como lidar com a ansiedade no regresso às aulas; como os pais podem ajudar a tranquilizar os filhos e auxiliá-los nas tarefas escolares, principalmente no estudo à distância.


Todos os intervenientes tiveram oportunidade de colocar dúvidas e partilhar experiências. No final, foi ainda entregue aos encarregados de educação um certificado de participação e um panfleto elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com algumas recomendações sobre as rotinas habituais no regresso às aulas, em tempos de COVID-19.
Ainda a destacar que, apesar das dificuldades inerentes ao período de calamidade, todas as regras impostas pela DGS foram cumpridas para que o evento se realizasse em segurança, salvaguardando a integridade fisica dos presentes.   
O CLDS 4G Incluir+, como projeto de intervenção comunitária, pretende manter dentro das condicionantes o apoio e a proximidade com os utentes, de forma a sermos uma mais valia e um suporte no combate às dificuldades cada vez mais presentes no dia a dia, nomeadamente nas questões económicas e socio-emocionais.

 

Siga-nos em facebook.com/incluir.mais.clds4g

Projeto Incluir+: Sessão de Esclarecimento: Vai começar a Escola…

Projeto Incluir+: Sessão de Esclarecimento: Vai começar a Escola…

9 de setembro de 2020

O Projeto CLDS 4G Incluir+ realizou no dia 9 de Setembro no auditório da antiga Junta de Freguesia de Barca, uma sessão de esclarecimento intitulada “Vai começar a Escola… Que Novos Desafios Educativos?”.  Esta sessão insere-se nas atividades do Eixo 2- Intervenção Familiar e Parental.


O público-alvo desta sessão foram encarregados de educação de alunos do 1º ao 3ºciclo de ensino básico.  Foi num ambiente informal e de partilha que se falou de temas como a importância de manter uma boa comunicação entre a escola e a família; como lidar com a ansiedade no regresso às aulas; como os pais podem ajudar a tranquilizar os filhos e auxiliá-los nas tarefas escolares. 


Todos os intervenientes tiveram oportunidade de colocar dúvidas, partilhar experiências e receber aconselhamento. No final, foi ainda entregue aos encarregados de educação um panfleto elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com algumas recomendações sobre as rotinas habituais no regresso às aulas, em tempos de COVID-19.  


O CLDS 4G Incluir+ iniciou atividades em Agosto e durante os próximos 3 anos pretende dinamizar diversas ações na área do Emprego e Formação, mas também intervir junto de famílias carenciadas, apoiando as suas necessidades e prevenindo situações de menores em risco. Este projeto intervém nas freguesias do Castêlo da Maia, Cidade da Maia, Moreira e Vila Nova da Telha.

icon1.png
icon1.png

© 2015 · carlosmoreno.pt

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR


Em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer à seguinte entidade de resolução alternativa de litígios de consumo:

Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto

Tel.: 225 508 349 / 225 029 791          

E-mail: cicap@mail.telepac.pt

Web: www.cicap.pt

Para atualizações e mais informações, consulte o Portal do Consumidor em

www.consumidor.pt

 (Informação ao abrigo do artigo 18º da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro)