ATIVIDADES INCLUIR+

Projeto Incluir+: Aniversário na Bajouca

Projeto Incluir+: Aniversário na Bajouca

6 de novembro de 2021

O Rugby na Bajouca está de Parabéns, no passado dia 30 de outubro fizemos 1 ano. A festa de comemoração decorreu dia 6 de novembro no empreendimento da Bajouca, onde estiveram presentes os nossos atletas e suas famílias. Durante a manhã, fizemos um pequeno treino entre pais e filhos, com o nosso treinador Ricardo Costa; vimos um vídeo com algumas memórias deste ano de rugby; houve ainda tempo para um pequeno lanche e, como não podia deixar de ser, cantamos os parabéns ao Rugby na Bajouca.


Esta atividade resulta de uma parceria do CLDS 4G Incluir+ com a Escolinha de Rugby da Trofa. Os treinos decorrem às sextas-feiras das 18h30 às 19h30 no Empreendimento Municipal da Bajouca e aceitam-se novas contratações. Todos os nossos atletas são federados na modalidade e já participaram em 3 torneios/convívios.


Um bem haja a todas as nossas crianças e jovens que semanalmente se dedicam ao Rugby, à Escolinha de Rugby da Trofa por acreditarem em nós e a todos os que fazem desta modalidade um meio de inclusão social e desportiva.

Projeto Incluir+: Oficina de Pão Artesanal

Projeto Incluir+: Oficina de Pão Artesanal

26 de outubro de 2021

Foi no Complexo De Educação Ambiental da Quinta da Gruta, que os participantes da ação “Oficinas Criativas” do CLDS 4G Incluir+ meteram mãos na massa através da Oficina de Pão Artesanal.


Durante a tarde de 26 de Outubro, com a ajuda das mãos da D. Ana e a orientação do Eng.º Hugo Rocha e Silva , entre risos e memórias de antigamente, juntamos a farinha, o fermento, a água e o sal e vimos os nossos pães levedar e cozer num forno a lenha. Houve ainda a possibilidade de realizar uma visita guiada à quinta, conhecer as suas hortas e jardins biológicos, as plantas aromáticas, bem como toda a biodiversidade do espaço envolvente.


Agradecemos toda a amabilidade e disponibilidade do Eng.º Hugo e da D. Ana na exemplificação do processo de fabrico de pão, bem como na visita à Quinta.


Foi uma tarde bem divertida, com partilha de histórias e conhecimento que a todos enriqueceu.

Projeto CLDS 4G Incluir+: Dia Mundial da Alimentação com a Fruta Feia

Projeto CLDS 4G Incluir+: Dia Mundial da Alimentação com a Fruta Feia

16 de outubro de 2021

Na passada Sexta-Feira o CLDS 4G Incluir+ e a Fruta Feia deslocaram-se ao Centro de Animação de Infância de Vermoim, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação celebrado a 16 de outubro, a fim de sensibilizar as crianças do 1º ciclo para o desperdício alimentar.


O principal objetivo da Fruta Feia é reduzir as toneladas de alimentos que são devolvidos à terra todos os anos pelos agricultores devido ao seu aspeto ou aparência pouco agradável e com isso evitar também o gasto desnecessário dos recursos usados na sua produção.


Com a ajuda do Bruno e da Inês, responsáveis pelo projeto Fruta Feia, todas as crianças compreenderam que as frutas e legumes feios têm exatamente o mesmo sabor e qualidade pelo que devem ser consumidos evitando assim que acabem no lixo.


O workshop teve a duração de cerca de 60 minutos, consistindo numa apresentação do projeto, do trabalho realizado por esta cooperativa, um desenho livre de frutas e legumes “feios”, uma gincana realizada no exterior em que as crianças, divididas em duas equipas, transportaram uma cesta de fruta do campo até á casa de “João” no menor tempo possível, não deixando cair nada ao chão. O workshop foi finalizado com um fruit challenge, em que as crianças provaram frutas “feias” e “bonitas”, tentando descobrir qual é qual.


Esta atividade permitiu assim criar parcerias entre diferentes entidades e respostas sociais, conseguindo criar novas sinergias e atingir novos objetivos e aprendizagens.

Bem hajam a todos os participantes, parceiros e um VIVA A TODOS OS LEGUMES E FRUTAS FEIAS!


A Equipa do Incluir+

Projeto Incluir +: Passeio em Família a Viana do Castelo

Projeto Incluir +: Passeio em Família a Viana do Castelo

3 de julho de 2021

No passado dia 3 de julho, o CLDS 4G Incluir+ no âmbito da atividade do eixo 2- “Férias em Família”, realizou o “passeio em família”, proporcionando desta forma um dia bem diferente a 10 famílias acompanhadas pelo projeto. 


Este passeio tinha por objetivo a promoção da igualdade de oportunidades em situações de maior carência socioeconómica, possibilitar momentos positivos e de lazer em família criando laços de proximidade e memórias positivas e saudáveis. Desta forma, demos também a conhecer diferentes locais numa perspetiva turística, potenciando competências sociais e culturais.


O passeio a Viana do Castelo consistiu num passeio pela cidade, ruas principais e comércio local. Seguiu-se a subida de funicular a Santa Luzia, um piquenique em família pelo parque de merendas, culminando numa aula aberta de capoeira, dinamizada por um dos participantes, (instrutor de capoeira).


Finalizamos o passeio com uma visita ao Navio Gil Eannes, sendo este um ponto de destaque neste passeio pela magnitude da sua história. Todas as gerações presentes usufruíram de uma forma entusiasta a esta experiência, sendo bastante enriquecedora.


Seguimos viagem rumo à nossa cidade após um último lanche junto ao rio. Foi notória a alegria manifestada nos olhares de todos e a união saudável e de partilha que se criou entre os presentes, desde os mais novos aos mais crescidos. 


Apesar das limitações impostas pela DGS devido à situação pandémica atual, todos os procedimentos foram cumpridos para que tudo decorresse com a maior normalidade e segurança.


A pedido de todos os participantes será sem dúvida uma atividade a repetir, acreditando que poderá ser alargada a mais intervenientes nos próximos 2 anos, já que acreditamos na intervenção familiar e potenciação parental com recurso a momentos de alegria e lazer.

Projeto Incluir +: Sessões de Capacitação Parental

Projeto Incluir +: Sessões de Capacitação Parental

25 de maio a 18 de junho de 2021

O Projeto CLDS 4G Incluir+ realizou de 25 de maio a 18 de junho 8 sessões para pais, inseridas nas atividades do Eixo 2- Intervenção Familiar e Parental. As sessões foram dirigidas a pais/encarregados de educação acompanhados pelo projeto e também encaminhados por outros parceiros sociais, que identificaram educadores com vontade de desenvolver uma parentalidade mais positiva e melhorar a relação com os filhos, permitindo-se assim adquirir novas estratégias saudáveis para a resolução dos problemas.


As sessões abordaram temas como estilos de comunicação, treino emocional, estratégias educativas, gestão do conflito, partilha de boas práticas e também uma breve referência ao desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente.

Estas sessões foram dinamizadas pela formadora Carolina Vilano facilitadora do desenvolvimento humano e bem-estar e autora do método educa XXI e pela psicóloga Sofia Ferreira do projeto Incluir+.


A metodologia da formação baseou-se no recurso a dinâmicas de grupo, atividades práticas, role-playing de forma a que os conteúdos fossem mais facilmente interiorizados tendo em conta as características do grupo. Desde o início da pandemia que as situações de conflitos familiares têm vindo a agravar-se, nomeadamente no cumprimento das indicações e respeito pelos limites, originando situações de tensão e ansiedade nos pais e adolescentes, pelo que se considerou pertinente trabalhar esta temática junto dos mais vulneráveis, dentro da área de atuação do nosso projeto.


Consideramos ter sido uma mais valia para estas famílias, tanto pela transmissão de conhecimentos como pela partilha e a colaboração entre os presentes num clima de apoio, aceitação e boa disposição.


Aproveitamos para agradecer a todos os presentes e envolvidos para que este programa fosse possível, estando já prevista a replicação deste programa numa outra freguesia do concelho em setembro deste ano.

Projeto Incluir+: Dia Mundial da Criança

Projeto Incluir+: Dia Mundial da Criança

1 de junho de 2021

O Dia Mundial da Criança comemorou-se no dia 1 de junho no Empreendimento Municipal da Bajouca. O Incluir+ CLDS 4G em parceria com a Espaço Municipal organizaram um fim de tarde divertido e cultural, onde estiveram presentes cerca de 35 crianças residentes neste empreendimento e/ou integradas nas atividades do Incluir+.


Com esta iniciativa pretendia-se dinamizar o empreendimento e as famílias que nele residem, promovendo o gosto pela arte e a igualdade de oportunidades junto do publico.


Contamos com a dupla de palhaços malabaristas Mr. Palito e Dita, que nos animaram com as suas brincadeiras, música e trapalhadas. No final todas as crianças tiveram direito a um brinquedo e uma pequena lembrança para assinalar a importância de ser criança e que o segredo de uma vida mais feliz é aproveitar o presente com um sorriso.


Ao longo do espetáculo foi igualmente distribuído pelas crianças um pequeno lanche com pipocas e algodão doce.


O Dia Mundial da Criança celebra-se desde 1950, desde o pós-guerra, como forma de defender as crianças das crises sociais e humanitárias, promovendo o afeto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, acesso à educação, proteção contra todas as formas de exploração e motivando para o crescimento num clima de Paz e Fraternidade. 


Assim, não podemos deixar de comemorar este dia hoje e sempre.

Projeto Incluir +: Caminhada Dia do Vizinho

Projeto Incluir +: Caminhada Dia do Vizinho

30 de maio de 2021

O CLDS 4G Incluir+ em colaboração com o espaço municipal comemorou o Dia Mundial do Vizinho junto dos moradores do Empreendimento Municipal de Porto Bom (Gondim) no passado dia 30 de maio de manhã.


Este ano, assinalou-se esta data comemorativa com um caminhada cultural, dinamizada por Mário Aguiar do posto de turismo da câmara municipal da Maia (visit Maia) que gentilmente se disponibilizou para colaborar nesta iniciativa.


A caminhada para além do convívio e lazer teve também o propósito cultural, com início em Porto Bom, com passagem junto ao rio e explicação sobre as atividades (moinhos e lavadeiras), seguindo pela rua do Outeiro e passando no largo de Calquim (toponímia local) com breve explicação das casas agrícolas, funções específicas e tradições da Maia, rua da Liberdade (moinhos do Barros, lavadouro publico) com abordagem das tradições locais, rua da igreja com a ligação entre o profano (bicha da Moura) e o religioso- igreja do divino salvador de Gondim, finalizando novamente em Porto Bom com passagem pelas artérias principais da freguesia.


Durante a caminhada foi promovida também a interação entre os participantes através de uma dinâmica de construção de um puzzle de 2 peças referente a uma palavra relacionada com uma convivência saudável entre vizinhos, sendo que no início foi entregue a cada participante a metade da peça correspondente. No final, cada par entregou a palavra devidamente formada, que fez parte de um mural alusivo ao tema e que culminou com o final da atividade. 

Desta forma, foi possível celebrar este dia, sensibilizando os moradores para a importância da saúde mental e bem-estar, mas também da promoção do convívio saudável e da boa comunicação entre vizinhos.


Agradecemos a presença de todos os intervenientes que possibilitaram e disponibilizaram todos os recursos para que a atividade pudesse ser realizada e em especial aos moradores que aderiram de forma enérgica e motivada. 

Projeto Incluir +: Sessão Informativa Online

Projeto Incluir +: Sessão Informativa Online

26 de maio de 2021

A 26 Maio o CLDS 4G Incluir+ realizou mais uma sessão informativa online, desta vez sob o tema “O Programa Nacional de Microcrédito”.

O Programa Nacional de Microcrédito é um apoio a projetos de criação de empresas  por pessoas que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, através do acesso a crédito para projetos com investimento e financiamento de pequeno montante.

Dinamizada pela Drª Susana Oliveira do Centro de Emprego da Maia, os participantes tiveram oportunidade de perceber o funcionamento desta medida e ainda houve espaço para partilha e esclarecimento de dúvidas.

O CLDS 4G Incluir+ agradece à Dr.ª Susana pela comunicação, ao Centro de Emprego da Maia e a presença de todos os participantes.

Projeto Incluir +: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Projeto Incluir +: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Abril de 2021

No Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, o CLDS 4G Incluir+ e o CLDS 4G Capacitar+ lançaram um desafio as crianças da Sala Azul da creche/ Pré-Escolar de Crestins para nos darem a sua perspetiva do afeto e bem cuidar.


Cabe a todos nós garantir a proteção de todas as crianças, promovendo o seu crescimento harmonioso e saudável, assim como alertar todos os pais e educadores para a importância da sua parentalidade positiva e consciente.


“Se me ensinares com amor, eu aprendo a ser feliz!”


Veja o vídeo aqui!

Projeto Incluir +: Abro a Janela ao Teatro

Projeto Incluir +: Abro a Janela ao Teatro

27 de março de 2021

O CLDS 4G Incluir+ comemorou o Dia Mundial do Teatro junto dos moradores dos Empreendimentos Municipais da Maia no passado dia 27 de Março.


No âmbito da atividade Baz’arte, foi realizada uma animação teatral, dinamizada pelo Projeto Rodopio, Cultura e Movimento da Associação Mafagafa e pela Companhia Boca de Cão, levando o teatro, a música e o espetáculo aos residentes nos empreendimentos do Pinhal (Moreira da Maia), Fábrica e Aldeia (Vila Nova da Telha), Bajouca (Castêlo da Maia) Outeiro e Ponte das Cabras (Cidade da Maia).


Foi um espetáculo de interação e comunicação da marioneta “bruxa Zulmira” com o público à janela, abordando o universo misterioso e místico desta personagem que dormia no seu caldeirão, acompanhada pela trupe de músicos de cariz tradicional.


Desta forma, foi possível celebrar a arte, consciencializando os moradores para a importância da cultura e animação na saúde mental e bem-estar. No último ano temos vindo a deparar-nos com um aumento das situações de ansiedade e depressão, fortemente causadas pela fase de pandemia em que nos encontramos, pelo que a iniciativa “abro a janela ao teatro” foi uma oportunidade para proporcionar momentos animados, numa altura em que o contexto propicia mais depressão e excesso de tempo passado em casa. 


A comunidade aderiu com entusiasmo e motivação, participando e aplaudindo da janela das suas habitações, à medida que eram desafiadas para intervir.


Esta iniciativa contou ainda com o apoio da Câmara Municipal da Maia e a empresa Espaço Municipal.


Projeto Incluir+: Sessões sobre violência no namoro “Amor In+Perfeito”

Projeto Incluir+: Sessões sobre violência no namoro “Amor In+Perfeito”

15 a 19 de fevereiro de 2020

Como forma de assinalar o dia dos namorados, o CLDS 4G Incluir+ dinamizou, junto da comunidade educativa sessões de esclarecimento sobre a Violência no Namoro. Estiveram presentes, 8 turmas de jovens do 8º ano da Escola Eb2/3 da Maia, através das aulas de Cidadania e Desenvolvimento. Estas sessões tiveram como objetivos, a promoção da comunicação, debate e partilha de ideias, informação e capacitação dos jovens face à informação adequada ao tema, abordagem às relações interpessoais e afetivas, modificação de crenças socioculturais que legitimam os diferentes tipos de violência e partilha de recursos disponíveis no combate a este tipo de problemática. Em tempos de pandemia em que os contactos sociais estão restringidos, há consequentemente um aumento da interação via online, em que as questões associadas à violência têm ganho uma maior e diferente expressividade.


Consideramos essencial adaptarmo-nos à realidade atualmente vivida, não deixando de fazer o nosso papel de intervenção e informação. Pretendemos com estas ações a mobilização das crianças e jovens, promovendo estilos de vida saudáveis e uma melhor integração na comunidade, contribuindo para um desenvolvimento e crescimento pessoal e social mais adaptativo.


Queremos também deixar um especial agradecimento ao corpo docente que colaborou em articulação connosco para que estas sessões fossem concretizáveis, esperando num futuro próximo continuar a partilhar ferramentas e estratégias que contribuam para o sucesso das nossas crianças e jovens.


A equipa do Incluir+

Projeto Incluir+: Atelier de Natal

Projeto Incluir+: Atelier de Natal

21 de dezembro de 2020

O Projeto CLDS 4G Incluir+ realizou o Atelier de Natal entre os dias 21 e 30 de dezembro, destinado a crianças e jovens residentes no Empreendimento Municipal da Bajouca.

Este Atelier inseriu-se nas atividades do Eixo 2- Intervenção Familiar e Parental, nomeadamente na dinamização das atividades do Baz´arte e foi realizado na sede da Bomporto, Cooperativa de Solidariedade Social CRL, que gentilmente nos cedeu as suas instalações na Bajouca.


Durante 6 dias, foram dinamizadas diversas atividades em diferentes áreas: artes plásticas, cozinha, cinema, dança e uma visita ao campo e a Escolinha de Rugby da Trofa.

Esta iniciativa pretendeu promover competências pessoais e sociais; estimular a criatividade e a criação artística; desenvolver o trabalho em equipa e despertar nas crianças e jovens o gosto pela cozinha, cultura cinematográfica e desportiva.


As crianças e jovens aderiram com entusiasmo ao atelier, participando ativamente em todas as atividades desenvolvidas, com bastante dinamismo e motivação.


Deixamos uma vez mais, um agradecimento especial à Bomporto, por ter disponibilizado a sua sala e à Escolinha de Rugby da Trofa pela visita às suas instalações e ao campo de jogos para um pequeno treino, bem como pela prenda de natal fornecida às nossas crianças.


icon1.png
icon1.png