Projeto Incluir +: Passeio em Família a Viana do Castelo

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/12

No passado dia 3 de julho, o CLDS 4G Incluir+ no âmbito da atividade do eixo 2- “Férias em Família”, realizou o “passeio em família”, proporcionando desta forma um dia bem diferente a 10 famílias acompanhadas pelo projeto. 


Este passeio tinha por objetivo a promoção da igualdade de oportunidades em situações de maior carência socioeconómica, possibilitar momentos positivos e de lazer em família criando laços de proximidade e memórias positivas e saudáveis. Desta forma, demos também a conhecer diferentes locais numa perspetiva turística, potenciando competências sociais e culturais.


O passeio a Viana do Castelo consistiu num passeio pela cidade, ruas principais e comércio local. Seguiu-se a subida de funicular a Santa Luzia, um piquenique em família pelo parque de merendas, culminando numa aula aberta de capoeira, dinamizada por um dos participantes, (instrutor de capoeira).


Finalizamos o passeio com uma visita ao Navio Gil Eannes, sendo este um ponto de destaque neste passeio pela magnitude da sua história. Todas as gerações presentes usufruíram de uma forma entusiasta a esta experiência, sendo bastante enriquecedora.


Seguimos viagem rumo à nossa cidade após um último lanche junto ao rio. Foi notória a alegria manifestada nos olhares de todos e a união saudável e de partilha que se criou entre os presentes, desde os mais novos aos mais crescidos. 


Apesar das limitações impostas pela DGS devido à situação pandémica atual, todos os procedimentos foram cumpridos para que tudo decorresse com a maior normalidade e segurança.


A pedido de todos os participantes será sem dúvida uma atividade a repetir, acreditando que poderá ser alargada a mais intervenientes nos próximos 2 anos, já que acreditamos na intervenção familiar e potenciação parental com recurso a momentos de alegria e lazer.

icon1.png