ATIVIDADES CAPACITAR+

Projeto Capacitar+: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Abril de 2021

No Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, o CLDS 4G Incluir+ e o CLDS 4G Capacitar+ lançaram um desafio as crianças da Sala Azul da creche/ Pré-Escolar de Crestins para nos darem a sua perspetiva do afeto e bem cuidar.

Cabe a todos nós garantir a proteção de todas as crianças, promovendo o seu crescimento harmonioso e saudável, assim como alertar todos os pais e educadores para a importância da sua parentalidade positiva e consciente.

“Se me ensinares com amor, eu aprendo a ser feliz!”

Veja o vídeo aqui!

Projeto Capacitar+ CLDS 4G: Agradecimento

O Projeto Capacitar+ CLDS 4G agradece a enorme generosidade e solidariedade da Empresa Energimac - Soluções de Climatização e Desenfumagem, Lda.
e do BNI Lidador - Norte Litoral - Portugal pela doação de alimentos.

Através desta doação conseguimos apoiar 24 agregados familiares das Freguesias abrangidas pelo Projeto.

Num ano tão difícil e desafiante para as famílias, percebemos que o espírito de entreajuda e a partilha são valores que nos ajudam a ultrapassar as adversidades!

O Nosso Muito Obrigada!

Projeto Capacitar+: Outubro Rosa

30 de outubro de 2020

O Capacitar + CLDS 4G não podia deixar de assinalar o "Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama" e o "Outubro Rosa".

Assim, preparámos um vídeo explicativo sobre o autoexame da mama e para a realização do mesmo contamos com a colaboração dos nossos jovens, e das crianças e jovens da

Associação Cultural e Recreativa " Os Fontineiros da Maia".

"O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama."

Veja o vídeo aqui.

Fonte: Liga Portuguesa Contra o Cancro

#capacitarmaisclds4g

#outubrorosa

Projeto Capacitar + Sessão COVID: "Capacitando para um Regresso + Consciente"

30 de setembro de 2020

O projeto CLDS4G Capacitar+ realizou no dia 30 de Setembro na Associação Cultural e Recreativa “Os Fontineiros da Maia”, a sessão de esclarecimento – “COVID - Capacitando para um Regresso + Consciente” destinada a crianças/jovens e pais/encarregados de educação.

Neste regresso à escola, entre sentimentos de entusiasmo e algum alívio, é natural que predominem ainda incertezas e medos relativos à exposição ao vírus COVID19. Quer as crianças e jovens, quer os pais/cuidadores estão preocupados com o aumento da exposição ao risco.

Assim sendo com a colaboração da Enfª Paula Martins da Unidade de Cuidados na Comunidade de Águas Santas – UCC, foram proporcionados momentos de reflexão, partilha de dúvidas e experiências sobre questões como: O que é o COVID? Como se transmite? Que cuidados devemos ter?  O que podem os pais e cuidadores fazer para facilitar o regresso à escola de crianças e jovens?

Foram ainda apresentadas algumas recomendações no que diz respeito à gestão de emoções e sentimentos, quer na escola, quer em casa junto da família.

Projeto Capacitar +

2 de outubro de 2020

O projeto CLDS4G Capacitar+, considerando a importância da criação de momentos nos quais seja possível dotar os jovens de competências/conhecimentos ao nível das alterações físicas bem como psicológicas e sociais da adolescência, realizou no dia 02 de outubro no auditório da Junta de Freguesia de Milheirós, a ação de sensibilização – “Afetos e Sexualidade: Capacitando para a Promoção de Comportamentos + Responsáveis”.

Esta sessão destinada a jovens, foi dinamizada pela Dra. Rosana Santos do Gabinete de Acompanhamento e Aconselhamento Psicológico e Pedagógico - GAAPP, do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

Assim sendo, esta ação de sensibilização promoveu reflexão e role play no sentido de contribuir para a melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais entre os jovens e para a tomada de decisões conscientes na área da educação para a saúde - educação sexual (prevenção de comportamentos de risco).

Acompanhe esta e outras ações através da nossa página de Facebook e Instagram: @capacitarmais.clds4g

icon1.png