Projeto Incluir +: Começou a Escola… Que novos desafios Educativos?

1/4

O Projecto CLDS 4G Incluir+ realizou no dia 16 de outubro a 2º edição da Sessão de Esclarecimento intitulada “Começou a Escola… Que Novos Desafios Educativos?”. Esta sessão insere-se nas atividades do Eixo 2- Intervenção Familiar e Parental e destinou-se a encarregados de educação de alunos do 1º ao 3º ciclo do ensino básico.


Esta ação foi realizada na Escola Príncipe da Beira em Gueifães, espaço gentilmente cedido pela Junta de Freguesia da Cidade da Maia, pelo que deixamos aqui o nosso apreço pela simpatia com que nos receberam. Agradecemos ainda aos elementos do executivo da Freguesia, bem como aos técnicos da equipa de RSI da ASMAN pela presença, destacando-se assim a importância do trabalho em rede.
Foi num ambiente informal e de partilha que se falou de temas como a importância de uma boa comunicação entre a escola e a família; como lidar com a ansiedade no regresso às aulas; como os pais podem ajudar a tranquilizar os filhos e auxiliá-los nas tarefas escolares, principalmente no estudo à distância.


Todos os intervenientes tiveram oportunidade de colocar dúvidas e partilhar experiências. No final, foi ainda entregue aos encarregados de educação um certificado de participação e um panfleto elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com algumas recomendações sobre as rotinas habituais no regresso às aulas, em tempos de COVID-19.
Ainda a destacar que, apesar das dificuldades inerentes ao período de calamidade, todas as regras impostas pela DGS foram cumpridas para que o evento se realizasse em segurança, salvaguardando a integridade fisica dos presentes.   
O CLDS 4G Incluir+, como projeto de intervenção comunitária, pretende manter dentro das condicionantes o apoio e a proximidade com os utentes, de forma a sermos uma mais valia e um suporte no combate às dificuldades cada vez mais presentes no dia a dia, nomeadamente nas questões económicas e socio-emocionais.

 

Siga-nos em facebook.com/incluir.mais.clds4g

icon1.png