VERMOIM / SOBREIRO

1/18

1/18

Localizado em pleno centro da cidade da Maia, o Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro é o resultado de vários anos de trabalho cujo início remonta a 1992, no âmbito da política de fomento dos Projectos de Luta Contra a Pobreza, com a criação do Projecto Integrado de Desenvolvimento da Maia, que envolveu a participação da Autarquia, do Comissariado Regional do Norte de Luta Contra a Pobreza e da Santa Casa da Misericórdia da Maia, enquanto entidade promotora.
Nascido da necessidade de intervir junto de uma comunidade em crescente processo de marginalização, o Projecto teve a duração de 8 anos de efectivo e necessário trabalho de intervenção comunitária.

Do vasto trabalho desenvolvido pelo Projecto Integrado de Desenvolvimento da Maia é justo aqui destacar as acções de maior impacto implementadas na comunidade e que pelas suas características terão influenciado positivamente percursos juvenis e de forma geral várias trajectórias de vida.
O Projecto “Youthstart” Formar e Integrar para uma Participação Activa, é disso um bom exemplo, tendo proporcionado formação profissional e certificação escolar a jovens de contextos desfavorecidos, aumentando de forma decisiva competências para a sua inserção profissional e social.

No que toca especificamente ao trabalho de terreno desenvolvido no Bairro do Sobreiro e de acordo com o levantamento de necessidades efectuadas, foram criados diversos equipamentos e estruturas de utilização colectiva que envolveram esforços, recursos e investimentos financeiros.
O fim do Projecto deixou, no entanto, um importante legado à comunidade: estruturas e técnicos conhecedores das realidades e problemáticas da população e a responsabilidade de os saber/poder dirimir, pelo compromisso estabelecido no ano 2000 com o Centro Distrital de Segurança Social do Norte através da celebração de um acordo atípico para funcionamento do Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro.

Aplicando os princípios metodológicos da intervenção comunitária, o Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro está organizado em áreas de actuação específicas, articuladas entre si, desde a animação sócio-cultural à educação, do emprego à formação profissional, do apoio social e psicológico à mobilização dos parceiros institucionais, numa óptica de interacção entre os vários domínios e grupos-alvo.
Assim, e no seu âmbito de acção, o Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro oferece à população um vasto conjunto de serviços e respostas sociais.
A diversidade e complexidade dos objectivos a atingir exige a sua operacionalização através de uma equipa pluridisciplinar de profissionais, nas áreas de animação sócio-cultural, sociologia, psicologia, serviço social, serviços administrativos, serviços de cozinha e outros.
 
Com tarefas e saberes diferentes mas enquadrados por um objectivo comum, todos trabalham para responder de forma integrada às carências e expectativas da população, por via do irrestrito suporte da Santa Casa da Misericórdia da Maia.

Praceta do Sobreiro
Antiga Escola Primária do Sobreiro
4470-372 Cidade da Maia
Tel.:22 948 39 27
22 941 66 78
Fax: 22 940 66 98