PROJETO 

Arrancou no dia 1 de abril de 2019 o Projeto Ativ@-te!, aprovado no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s (Active Citizens Fund) com um financiamento de 102 908,35 €. A Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, foi selecionada para gerir este programa em Portugal, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, enquanto componente dos EEA Grants especificamente destinada a apoiar as Organizações Não Governamentais.

 

Duração do projeto: 32 meses

 

Território de Intervenção: Concelho da Maia, com principal enfoque nas freguesias de Pedrouços e Águas Santas

 

Destinatários: Jovens NEET (not in education, employment, or training) com idades compreendidas entre os 15 e os 29 anos que se encontram inativos, ou seja, sem estudar, sem trabalhar e sem frequentar formação profissional, do concelho da Maia, em particular situação de vulnerabilidade económica e com baixa escolaridade e baixos níveis de qualificação.

 

Eixo prioritário de intervenção: 3 – Empoderar os grupos vulneráveis

 

Objetivo Geral: Contribuir para a redução da percentagem de jovens NEET no concelho da Maia.

 

Objetivos específicos: 

 

  • Envolver os jovens NEET do concelho da Maia em processos de capacitação inclusivos e participativos que conduzam à sua integração socioprofissional. 

 

  • Desenvolver mecanismos de cooperação intergeracional e de mentoria para benefício da inclusão destes grupos de jovens. 

 

  • Desenvolver programas de formação e capacitação junto dos jovens NEET que favoreçam a sua transição para o mercado de trabalho, apoiando a aquisição de competências através de atividades de educação não formal e informal, incluindo os processos artísticos, culturais e desportivos.  

 

  • Incentivar e apoiar o envolvimento e participação de jovens em organizações juvenis no desenho de políticas, implementação e acompanhamento.

 

  • Promover a melhoria da qualidade no domínio da juventude, sobretudo através da cooperação reforçada entre jovens, organizações e outros stakeholders.

 

O projeto Ativ@-te! aposta sobretudo em criar mecanismos de ativação junto destes jovens e promover a sua capacitação, através de um acompanhamento de proximidade. O trabalho realizar-se-á de um modo faseado, indo de encontro aos próprios percursos igualmente intermitentes destes jovens. A realização de atividades será faseada, respeitando 3 componentes essenciais: 

 

Componente 1: Apoio à integração dos jovens NEET, nomeadamente através da arte, do desporto ou da cultura.


Componente 2: Apoio à mobilização do conhecimento dos mais velhos para benefício e inclusão das gerações mais novas de comunidades marginalizadas,  nomeadamente através da cooperação intergeracional e de iniciativas de mentoria.


Componente 3: Apoio a programas de formação para a capacitação económica de indivíduos vulneráveis, com o objetivo de promover a sua integração no mercado de trabalho. 

 

Gestora do projeto: Fátima Guimarães – fatimaguimaraes@misericordiadamaia.com

 

Parceiros:

 

  • Jafetos – Associação Jovens Voluntários da Maia

  • Câmara Municipal da Maia

  • Junta de Freguesia de Águas Santas

  • Junta de Freguesia de Pedrouços

  • BIAL – Portela & C.ª SA

  • Centro de Emprego da Maia 

 

Contactos: Travessa Nova de Teibas | 4425-674 Pedrouços | Maia | Tel. 229050110 | 

 

Facebook: https://www.facebook.com/cidadao.ativo.52

 

 

© 2015 · carlosmoreno.pt

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR


Em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer à seguinte entidade de resolução alternativa de litígios de consumo:

Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto

Tel.: 225 508 349 / 225 029 791          

E-mail: cicap@mail.telepac.pt

Web: www.cicap.pt

Para atualizações e mais informações, consulte o Portal do Consumidor em

www.consumidor.pt

 (Informação ao abrigo do artigo 18º da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro)