PROJETO

Arrancou no dia 1 de abril de 2019 o Projeto Ativ@-te!, aprovado no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s (Active Citizens Fund) com um financiamento de 102 908,35 €. A Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, foi selecionada para gerir este programa em Portugal, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, enquanto componente dos EEA Grants especificamente destinada a apoiar as Organizações Não Governamentais.

Duração do projeto: 36 meses

Território de Intervenção: Concelho da Maia, com principal enfoque nas freguesias de Pedrouços e Águas Santas

Destinatários: Jovens NEET (not in education, employment, or training) com idades compreendidas entre os 15 e os 29 anos que se encontram inativos, ou seja, sem estudar, sem trabalhar e sem frequentar formação profissional, do concelho da Maia, em particular situação de vulnerabilidade económica e com baixa escolaridade e baixos níveis de qualificação.

Eixo prioritário de intervenção: 3 – Empoderar os grupos vulneráveis

Objetivo Geral: Contribuir para a redução da percentagem de jovens NEET no concelho da Maia.

Objetivos específicos:

•    Envolver os jovens NEET do concelho da Maia em processos de capacitação inclusivos e participativos que conduzam à sua integração socioprofissional.

•    Desenvolver mecanismos de cooperação intergeracional e de mentoria para benefício da inclusão destes grupos de jovens.

•    Desenvolver programas de formação e capacitação junto dos jovens NEET que favoreçam a sua transição para o mercado de trabalho, apoiando a aquisição de competências através de atividades de educação não formal e informal, incluindo os processos artísticos, culturais e desportivos.

•    Incentivar e apoiar o envolvimento e participação de jovens em organizações juvenis no desenho de políticas, implementação e acompanhamento.

•    Promover a melhoria da qualidade no domínio da juventude, sobretudo através da cooperação reforçada entre jovens, organizações e outros stakeholders.

O projeto Ativ@-te! apostou sobretudo em criar mecanismos de ativação junto destes jovens e promover a sua capacitação, através de um acompanhamento de proximidade. O trabalho realizar-se-á de um modo faseado, indo de encontro aos próprios percursos igualmente intermitentes destes jovens. A realização de atividades foi faseada, respeitando 3 componentes essenciais:

Componente 1: Apoio à integração dos jovens NEET, nomeadamente através da arte, do desporto ou da cultura.

Componente 2: Apoio à mobilização do conhecimento dos mais velhos para benefício e inclusão das gerações mais novas de comunidades marginalizadas, nomeadamente através da cooperação intergeracional e de iniciativas de mentoria.

Componente 3: Apoio a programas de formação para a capacitação económica de indivíduos vulneráveis, com o objetivo de promover a sua integração no mercado de trabalho.

Gestora do projeto: Liliana Canteiro (01/04/2019-31/07/2020) Fátima Guimarães (01/08/2020- 31/03/2022)

Parceiros:

•    Câmara Municipal da Maia
•    Junta de Freguesia de Águas Santas
•    Junta de Freguesia de Pedrouços
•    BIAL – Portela & C.ª SA
•    Centro de Emprego da Maia

Inicialmente aprovado para 32 meses, foi autorizada a prorrogação até aos 36 meses, para cumprimento integral dos objetivos que havia sido dificultado pela pandemia de Covid-19.

Foram 36 meses de conquistas, novas aprendizagens, desafios, transformações e adaptações, num caminho, trilhado em conjunto com os parceiros, de co-construção, de processos participativos e inclusivos dos jovens do projeto e das famílias envolvidas, focados nos projetos de vida e autonomização dos jovens. Que o caminho de cada um/a continue com realizações felizes!

Facebook: https://www.facebook.com/cidadao.ativo.52