VERMOIM

O Centro de Animação de Infância de Vermoim foi a segunda resposta social de apoio à infância aberta pela Santa Casa da Misericórdia da Maia, em 1987, com as valências de Creche, Educação Pré-escolar e ATL. Sendo o sistema educativo “um conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação…para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade” (Pires,1999), esta resposta social constitui efetivamente uma comunidade educativa.

O Centro de Animação de Infância de Vermoim reconhece a criança como sujeito do processo educativo, procurando promover a sua formação pessoal e social com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania. O processo educativo é para nós um ato dinâmico, interativo e continuado, onde os saberes da criança, a sua cultura e vivências são ponto de partida para a prática pedagógica, na qual é imprescindível também a participação efetiva das famílias e a abertura da escola ao meio envolvente.

Pretendemos proporcionar às crianças os cuidados, o carinho e o tempo de brincadeira que constituem seu direito fundamental, mas também momentos privilegiados de aprendizagem, que as tornem autónomas, criativas, capazes de atuar numa sociedade competitiva e que busca a excelência, assegurando-lhes uma base sólida para as etapas seguintes da vida.

Rua Central do Sobreiro, 79
4470-272 MAIA
Telefone: 22 948 86 80 (Chamada para a rede fixa nacional)