(RE)CRIAR - CENTRO DE APOIO À COMUNIDADE

O Projeto Novos Laços, desenvolvido pela Câmara Municipal da Maia e o Projeto Lidador promovido pela Câmara Municipal da Maia e executado, desde Junho de 2009, pela Santa Casa da Misericórdia da Maia ao abrigo do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), potenciaram, nas respetivas áreas de intervenção, mais-valias significativas para as comunidades locais abrangidas, estabelecendo uma cooperação estreita e frutuosa com os diversos agentes sociais dessas comunidades.

Tendo o Projeto Lidador terminado a 29 de Março de 2012, e não existindo respostas que possam prosseguir o trabalho desenvolvido no seu âmbito, tornou-se imperativo dar continuidade à intervenção que vinha sendo assegurada pelos dois projetos referidos nas respetivas áreas de atuação, numa lógica de proximidade que privilegie, mais do que o mero atendimento, a capacitação da população abrangida para a resolução dos seus problemas.

É neste contexto que nasce o (Re)Criar – Centro de Apoio à Comunidade, aqui encarado como a reconstrução de duas intervenções distintas com resultados efectivos, rentabilizando parcerias e potenciando as sinergias locais em prol do desenvolvimento social e humano das comunidades.

Entidade Promotora: Câmara Municipal da Maia

Entidade Executora: Santa Casa da Misericórdia da Maia

Entidades Parceiras: Junta de Freguesia de Pedrouços e Junta de Freguesia de Águas Santas

Áreas de Intervenção

Apoio Alimentar: atendimento, receção e análise dos pedidos de apoio alimentar, distribuição de cabazes de produtos alimentares, organização de campanhas de angariação e recolha de alimentos, dinamização de voluntariado, preparação e apresentação de candidaturas a programas nacionais e internacionais de apoio alimentar. Esta ação é de dimensão concelhia.

Espaço Jovem: intervenção socioeducativa e apoio psicopedagógico diários a crianças e jovens do 5.º ao 9.º ano, bem como desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas nas interrupções letivas para todas as faixas etárias, abrangendo crianças e jovens oriundos das freguesias de Pedrouços e Águas Santas.

Intervenção Familiar e Parental: acompanhamento e capacitação de famílias multiproblemáticas sinalizadas pelos Gabinetes de Atendimento Integrado Local (GAIL), Equipas Multiidisciplinares de Apoio aos Tribunais (EMAT) e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), promoção de ações de desenvolvimento de competências parentais, intervenção em situações de crise nas famílias, com particular enfoque nas que habitam nos Empreendimentos de Habitação Social Municipais das freguesias de Pedrouços e Águas Santas.

Espaço Sénior: desenvolvimento de atividades de dinamização sociocultural para reformados e pensionistas, em especial Idosos de situação de isolamento ou solidão, oriundos das freguesias de Pedrouços e Águas Santas.

Equipa Técnica

Helena Ribeiro: Socióloga e Coordenadora Técnica (Santa Casa da Misericórdia da Maia)

Gabriela Ramos: Técnica de Serviço Social (Câmara Municipal da Maia)

Patrícia Cameira Psicopedagoga (Câmara Municipal da Maia)