Projeto Incluir +: Caminhada Dia do Vizinho

1/4

O CLDS 4G Incluir+ em colaboração com o espaço municipal comemorou o Dia Mundial do Vizinho junto dos moradores do Empreendimento Municipal de Porto Bom (Gondim) no passado dia 30 de maio de manhã.


Este ano, assinalou-se esta data comemorativa com um caminhada cultural, dinamizada por Mário Aguiar do posto de turismo da câmara municipal da Maia (visit Maia) que gentilmente se disponibilizou para colaborar nesta iniciativa.

A caminhada para além do convívio e lazer teve também o propósito cultural, com início em Porto Bom, com passagem junto ao rio e explicação sobre as atividades (moinhos e lavadeiras), seguindo pela rua do Outeiro e passando no largo de Calquim (toponímia local) com breve explicação das casas agrícolas, funções específicas e tradições da Maia, rua da Liberdade (moinhos do Barros, lavadouro publico) com abordagem das tradições locais, rua da igreja com a ligação entre o profano (bicha da Moura) e o religioso- igreja do divino salvador de Gondim, finalizando novamente em Porto Bom com passagem pelas artérias principais da freguesia.


Durante a caminhada foi promovida também a interação entre os participantes através de uma dinâmica de construção de um puzzle de 2 peças referente a uma palavra relacionada com uma convivência saudável entre vizinhos, sendo que no início foi entregue a cada participante a metade da peça correspondente. No final, cada par entregou a palavra devidamente formada, que fez parte de um mural alusivo ao tema e que culminou com o final da atividade. 

Desta forma, foi possível celebrar este dia, sensibilizando os moradores para a importância da saúde mental e bem-estar, mas também da promoção do convívio saudável e da boa comunicação entre vizinhos.


Agradecemos a presença de todos os intervenientes que possibilitaram e disponibilizaram todos os recursos para que a atividade pudesse ser realizada e em especial aos moradores que aderiram de forma enérgica e motivada.