Projeto CLDS 4G Incluir+: Sessões de Capacitação Parental

1/4

O Projeto CLDS 4G Incluir+ realizou de 25 de maio a 18 de junho 8 sessões para pais, inseridas nas atividades do Eixo 2- Intervenção Familiar e Parental. As sessões foram dirigidas a pais/encarregados de educação acompanhados pelo projeto e também encaminhados por outros parceiros sociais, que identificaram educadores com vontade de desenvolver uma parentalidade mais positiva e melhorar a relação com os filhos, permitindo-se assim adquirir novas estratégias saudáveis para a resolução dos problemas.


As sessões abordaram temas como estilos de comunicação, treino emocional, estratégias educativas, gestão do conflito, partilha de boas práticas e também uma breve referência ao desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente.

Estas sessões foram dinamizadas pela formadora Carolina Vilano facilitadora do desenvolvimento humano e bem-estar e autora do método educa XXI e pela psicóloga Sofia Ferreira do projeto Incluir+.


A metodologia da formação baseou-se no recurso a dinâmicas de grupo, atividades práticas, role-playing de forma a que os conteúdos fossem mais facilmente interiorizados tendo em conta as características do grupo. Desde o início da pandemia que as situações de conflitos familiares têm vindo a agravar-se, nomeadamente no cumprimento das indicações e respeito pelos limites, originando situações de tensão e ansiedade nos pais e adolescentes, pelo que se considerou pertinente trabalhar esta temática junto dos mais vulneráveis, dentro da área de atuação do nosso projeto.


Consideramos ter sido uma mais valia para estas famílias, tanto pela transmissão de conhecimentos como pela partilha e a colaboração entre os presentes num clima de apoio, aceitação e boa disposição.


Aproveitamos para agradecer a todos os presentes e envolvidos para que este programa fosse possível, estando já prevista a replicação deste programa numa outra freguesia do concelho em setembro deste ano.