Projeto CLDS 4G Incluir+: Dia Mundial da Alimentação com a Fruta Feia

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/6

Na passada Sexta-Feira o CLDS 4G Incluir+ e a Fruta Feia deslocaram-se ao Centro de Animação de Infância de Vermoim, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação celebrado a 16 de outubro, a fim de sensibilizar as crianças do 1º ciclo para o desperdício alimentar.


O principal objetivo da Fruta Feia é reduzir as toneladas de alimentos que são devolvidos à terra todos os anos pelos agricultores devido ao seu aspeto ou aparência pouco agradável e com isso evitar também o gasto desnecessário dos recursos usados na sua produção.


Com a ajuda do Bruno e da Inês, responsáveis pelo projeto Fruta Feia, todas as crianças compreenderam que as frutas e legumes feios têm exatamente o mesmo sabor e qualidade pelo que devem ser consumidos evitando assim que acabem no lixo.


O workshop teve a duração de cerca de 60 minutos, consistindo numa apresentação do projeto, do trabalho realizado por esta cooperativa, um desenho livre de frutas e legumes “feios”, uma gincana realizada no exterior em que as crianças, divididas em duas equipas, transportaram uma cesta de fruta do campo até á casa de “João” no menor tempo possível, não deixando cair nada ao chão. O workshop foi finalizado com um fruit challenge, em que as crianças provaram frutas “feias” e “bonitas”, tentando descobrir qual é qual.


Esta atividade permitiu assim criar parcerias entre diferentes entidades e respostas sociais, conseguindo criar novas sinergias e atingir novos objetivos e aprendizagens.

Bem hajam a todos os participantes, parceiros e um VIVA A TODOS OS LEGUMES E FRUTAS FEIAS!


A Equipa do Incluir +