top of page

Encontro CLDS 4G no Porto

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/2

No passado dia 30 de novembro, decorreu no auditório da Biblioteca Almeida Garrett o Encontro de Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS 4G).


Os CLDS Incluir+ e Capacitar+ (cuja Entidade Coordenadora Local de Parceria é Santa Casa da Misericórdia da Maia), marcaram presença neste encontro, partilhando o seu testemunho no Painel “CLDS como Instrumento de Operacionalização dos Planos de Desenvolvimento Social Locais”.


Esta 4º Geração de CLDS contou com um total de 25 projetos no distrito do Porto e 272 a nível nacional, projetos estes, diferenciadores e adaptados à realidade de cada município e comunidade.


Neste encontro organizado pelo Centro Distrital de Segurança Social, foi referido por todos os intervenientes (municípios, instituições e outras entidades publicas e privadas), a necessidade de dar continuidade a estes projetos, concluindo-se que os 36 meses a que estão sujeitos são insuficientes para a promoção da inclusão social e para a mudança de mentalidades, sendo este prazo também reduzido para a promoção da sua sustentabilidade.


Foi ainda realçado que os CLDS cumprem a missão de mobilização de parcerias, nomeadamente com o tecido empresarial local, bem como com as entidades publicas. São ainda uma oportunidade de intervir nas comunidades e freguesias, muitas vezes a descoberto por outros programas sociais, descentralizando desta forma os recursos locais e promovendo a proximidade com a comunidade.

De forma geral, todos os presentes concordaram que os CLDS cumprem com os princípios da inovação, da sustentabilidade e proximidade, da participação e apoio na elaboração dos diagnósticos sociais municipais, com o princípio da integração e incrementação de recursos à comunidade, bem como no princípio da articulação com as entidades publicas e privadas na cooperação de uma comunidade mais saudável e sustentável.


bottom of page