quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 Entrar
Search:  Go
 
 

PARESII.jpg

PARESIII.jpg

poph.jpg

inserir.jpg

CLDS.jpg

PARESII.jpg

PARESIII.jpg

poph.jpg

inserir.jpg

CLDS.jpg

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJECTO PEDAGÓGICO  DE 2009/2010
Primeiro Trimestre

O mês de Setembro foi o mês de adaptação. As crianças devem adaptar-se a um novo espaço, a novos amigos e, em alguns casos, aos novos elementos da equipa educativa. Assim sendo, foram desenvolvidas actividades mais livres que permitiram a adpatação e integração das crianças, de uma forma mais calma e apelativa.

Como motivação para o Outono, durante este mês fez-se ainda uma visita ao exterior: Visita a uma quinta pedagógica. Aí as crianças tiveram a oportunidade de fazer a desfolhada e observar e explorar alguns frutos e legumes típicos do Outono: romãs, uvas, abóbora, entre outros. Esta actividade permitiu às crianças interagir com elementos naturais, compreendendo algumas das suas características,  o que lhes permite conhecer melhor o mundo.

Foto 1.jpg

As crianças desenvolveram também algumas actividades sobre o Outono e suas características: clima, vestuário, cores, entre outros. Nestas actividades foi dada a liberdade de escolha e exploração das crianças. Trabalharam em grupo partilhando os materiais e resolvendo autonomamente os seus conflitos, formaram conjuntos, fizeram contagens, desenvolvendo assim o raciocínio lógico matemático.

Foto 2.jpg

No mês de Outubro festejamos o aniversário do Centro de dia e o aniversário da junta de freguesia, com um lanche convívio e oferecemos uma pequena lembrança.

Ainda neste mês visitou-se o Castelo de Guimarães e o Palácio de Guimarães, proporcionando desta forma a interação das crianças com uma fase importante da história de Portugal, com uma nova região. Nesta mesma visita as crianças assistiram a uma peça de teatro com fantoches, relacionada com a vida do Primeiro Rei de Portugal. Esta saída esteve intimamente ligada com o nosso projecto e proporcionou o desenvolvimento de algumas noções junto das crianças. Ou seja, conversamos com as crianças e desenvolvemos alguns jogos que lhes permitissem compreender a importância de respeitar o outro e as diferenças.

Como registo desta visita foi construído um castelo e fantoches com pacotes de leite em interacção com as famílias. 

Foto 3.jpg  Foto 4.jpg  Foto 5.jpg

No ínicio do mês de Novembro festejamos o aniversário da escolinha. Algumas mães juntaram-se para criar uma pequena peça de teatro, para ser apresentada no 8º Aniversário do Infantário, subordinada ao tema “A casinha do chocolate”. Neste mês comemoramos também o S. Martinho, com um lanche diferente e muito animado, onde a música e as guloseimas (algodão doce, pipocas e as castanhas) fizeram parte deste lanche apetitoso. Para a nossa venda de Natal foram realizados trabalhos pelas crianças e por toda a equipa educativa. 

A sala dos 4 e 5 anos fez uma visita às Caves do Vinho do Porto e Ribeira. Esta proporcionou o conhecimento das tradições e costumes da cidade do Porto e Gaia.

Foto 6.jpg

Iniciamos os preparativos para a festa de Natal. Escolhemos juntos das crianças os materiais a usar, as músicas, o guarda-roupa, e entre todas as salas selecionamos as regiões a apresentar. No final do período fizemos a Festa de Natal (Creche e Jardim). Neste momento cada uma das salas apresentou um pequeno número aos seus familiares e amigos. No final da festa o Pai Natal entregou uma prendinha a cada menino.

Por fim, no mês de Dezembro participamos na exposição Natal Reciclado: construção de um rei mago. Esta actividade promoveu a educação para a saúde e ambiente, ou seja, a importância da utilização de materiais de desperdício, de modo a que as crianças compreendam a importância de reciclar, partilhar e respeitar o nosso planeta. Todas as salas elaboraram actividades relacionadas com o Inverno e o Natal, com a utilização de diferentes técnicas de pintura, colagem, carimbagem, entre outros.

Foto 7.jpg

Tivemos também a visita de uma editora, que veio dramatizar a história “Feitiço da Birra”. As crianças apreciaram muito este momento e compreenderam a mensagem da história.

Foto 8.jpg

Segundo Trimestre

Durante o segundo trimestre  festejamos o Dia dos reis com coroas feitas pelas crianças e fomos cantar os reis a todas as salas do Infantário, Centro de Dia e Junta de freguesia, com instrumentos a acompanhar. Fizemos o bolo rei com a ajuda de uma avó (intercâmbio família – escola). Foi uma actividade muito doce e agradável que agradou as crianças e toda a equipa pedagógica.

Vivemos também o Inverno com vários trabalhos alusivos à época, através de histórias e Lendas do nosso País, mais concretamente a lenda da Serra da Estrela com registos de imagens que as crianças trouxeram de casa.Trabalhamos o clima, vestuário, alimentação, animais, vegetação, costumes e tradições.

Neste mês fizemos uma visita ao Museu do Traje, ao Museu dos Fantoches e à Biblioteca Municipal em Viana do Castelo. Neste sentido, e de forma a motivar as crianças para a visita, foi solicitado o envolvimento dos pais na recolha de materiais sobre esta cidade. Com os materiais trazidos para a sala, as crianças realizaram cartazes, colares tradicionais, desenhos dos vianenses e conheceram a lenda de Viana.

Esta interacção com as famílias promoveu um maior interesse e responsabilização das crianças. Na construção dos cartazes foi promovida a autonomia, partilha e sensibilidade estética do grupo, bem como o desenvolvimento da linguagem oral expressiva e conhecimento da cultura regional. 

Foto 9.jpg

Ainda neste mês festejamos o Carnaval. Desenvolvemos algumas actividades alusivas a esta época festiva, nomeadamente a construção de um palhaço em 3D e uma máscara com materiais de desperdício. No decorrer destes momentos foi dada a liberdade de escolha ao grupo; as crianças escolheram os materiais, dividiram tarefas, resolvendo autonomamente as questões que iam surgindo. Por fim, realizamos a festa de carnaval: as crianças assistiram a uma peça apresentada pelo palhaço Pico, lancharam em conjunto e brincaram livremente no exterior.

Foto 10.jpg

Neste mês festejamos ainda o Dia dos Namorados. As crianças realizaram lenços dos namorados para os pais. Para além deste presente, cada uma das crianças fez um desenho para um amigo da sala.

Foto 11.jpg

Durante este mês foram vividas actividades muito interessantes no que diz respeito ao dia do Pai. Fizemos um cartaz sobre o nosso pai e no dia recebemo – lo com muita alegria: fizemos um porta – lápis com a ajuda dele o que foi um trabalho muito criativo; servimos-lhe também um café e bolinhos com muito carinho!...

Foto 12.jpg

Neste mês vivenciamos o Projecto Pequeno Grande Almoço. Ao longo do desenvolvimento deste projecto foram promovidos hábitos de alimentação saudável e, para tal, desenvolvemos diversas actividades, entre as quais a visita de um cozinheiro (educadora da sala fantasiada). Desenvolvemos várias actividades com as crianças: formação de grupos - alimentos saudáveis e alimentos que devemos evitar ao pequeno almoço e representação gráfica do pequeno almoço de cada uma das crianças -, confecção de pão,  sumo de laranja natural, batido de leite com fruta e a história “Feitiço da Lambarice”. Estas actividades foram muito significativas para as crianças, quer pela presença de um elemento diferente, quer pela natureza das actividades, já que lhes permitiram a exploração com os sentidos.

Foto 13.jpg

Demos as boas vindas à Primavera com trabalhinhos orientados, carimbagem, pintura e desenho livre e colagens, construção de cartazes, decoração da sala, criação de histórias e exploração de canções.  Participamos na feira da Primavera com a realização de pinturas muito coloridas em pratos que vendemos aos nossos pais, almofadas, albúns de fotografias, bolas de pano, blocos de notas e aventais.

Foto 14.jpg  Foto 15.jpg  Foto 16.jpg

No final do mês, fizemos uma visita à cidade de Aveiro. Aqui conhecemos uma oficina de barro, onde as crianças tiveram a oportunidade de explorar e trabalhar o barro na roda do oleiro e fazer um peixe em gesso. De seguida, visitamos a oficina de ovos moles, onde o grupo observou todo o processo de confecção dos mesmos num vídeo apresentado e, de seguida, cada um fez e comeu o seu ovo. Esta visita foi muito significativa para as crianças, uma vez que nos diferentes momentos foi-lhes dada a oportunidade de explorar, questionar, observar e experimentar. Este facto também está relacionado com o trabalho que fizemos antes da visita, ou seja, as crianças foram motivadas para a ida à Aveiro, através da exploração dos seu costumes e tradições.
Além dos registos, também trabalhamos a lenda do barco do moliceiro da ria de Aveiro e fizemos ovos moles com a ajuda de uma mãe.   

Foto 17.jpg  Foto 18.jpg

Terceiro Trimestre

O terceiro período foi vivido com muita animação e muito trabalho, não só por parte das crianças como também por toda a equipa educativa.

No mês de Abril vivemos o dia da mãe com a preparação e realização de uma prenda feita pelas crianças: um colar com “pedrinhas preciosas” para a nossa mãe. Este dia foi festejado com muita alegria no nosso espaço exterior, onde preparamos um pequeno almoço e realizamos pinturas em conjunto com a mãe. As crianças de 4 e 5 anos foram visitar o Museu do Carro Eléctrico, onde tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes transportes e proporcionou-se uma viagem divertida pelas margens do rio Douro. Durante o mês de Maio as crianças participaram no Festival de Encerramento de Actividades Desportivas, organizado pela Câmara Municipal da Maia. Disfrutaram estas actividades  recreativas em insufláveis, danças, ginásticas e muita música com a presença do Panda que alegrou toda a pequenada.

Num lindo dia de sol os mais pequeninos (Sala 1 e 2 anos) tiveram oportunidade de ir visitar o jardim zoológico onde viram os animais. Andaram num comboio, a explorar e a disfrutar do passeio pelo centro da Maia. Foi uma manhã divertida e diferente para os mais pequenos.

Vivemos também o Dia Mundial da criança com uma festa das actividades extra curriculares no espaço exterior (Praça do Centro Cívico de Avioso Santa Maria). Os pais das crianças do Infantário tiveram a oportunidade de ver os seus filhos a actuar no palco as diferentes actividades que frequentaram ao longo do ano: música, ginástica, capoeira e ballet. Como prenda a escolinha ofereceu a todas as crianças da instituição uma bola.

Foto 19.jpg

Realizamos a nossa Festa de Final de Ano em conjunto (creche e jardim), em que cada faixa etária deu a conhecer alguns aspectos relacionados com os costumes e tradições de várias regiões do nosso país, deixando todos os pais orgulhosos pelas actuações dos filhos. Os 5 anos despediram-se da escolinha cantando uma música sobre o seu percurso; receberam a sua cartola, bengala e diploma. Os pais dos meninos desta sala prepararam uma surpresa para os seus filhos. Subiram ao palco e mostraram os seus dotes artísticos.

Comemoramos o S. João na escolinha com uma venda de mangericos e com a construção de uma cascata de S. João. Cada criança fez o seu mangerico com diferentes materiais. Fizemos a nossa colónia balnear com a valência de jardim (3,4,5 anos).

Foto 20.jpg


 

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJECTO PEDAGÓGICO  DE 2009/2010
Primeiro Trimestre

O mês de Setembro foi o mês de adaptação. As crianças devem adaptar-se a um novo espaço, a novos amigos e, em alguns casos, aos novos elementos da equipa educativa. Assim sendo, foram desenvolvidas actividades mais livres que permitiram a adpatação e integração das crianças, de uma forma mais calma e apelativa.

Como motivação para o Outono, durante este mês fez-se ainda uma visita ao exterior: Visita a uma quinta pedagógica. Aí as crianças tiveram a oportunidade de fazer a desfolhada e observar e explorar alguns frutos e legumes típicos do Outono: romãs, uvas, abóbora, entre outros. Esta actividade permitiu às crianças interagir com elementos naturais, compreendendo algumas das suas características,  o que lhes permite conhecer melhor o mundo.

Foto 1.jpg

As crianças desenvolveram também algumas actividades sobre o Outono e suas características: clima, vestuário, cores, entre outros. Nestas actividades foi dada a liberdade de escolha e exploração das crianças. Trabalharam em grupo partilhando os materiais e resolvendo autonomamente os seus conflitos, formaram conjuntos, fizeram contagens, desenvolvendo assim o raciocínio lógico matemático.

Foto 2.jpg

No mês de Outubro festejamos o aniversário do Centro de dia e o aniversário da junta de freguesia, com um lanche convívio e oferecemos uma pequena lembrança.

Ainda neste mês visitou-se o Castelo de Guimarães e o Palácio de Guimarães, proporcionando desta forma a interação das crianças com uma fase importante da história de Portugal, com uma nova região. Nesta mesma visita as crianças assistiram a uma peça de teatro com fantoches, relacionada com a vida do Primeiro Rei de Portugal. Esta saída esteve intimamente ligada com o nosso projecto e proporcionou o desenvolvimento de algumas noções junto das crianças. Ou seja, conversamos com as crianças e desenvolvemos alguns jogos que lhes permitissem compreender a importância de respeitar o outro e as diferenças.

Como registo desta visita foi construído um castelo e fantoches com pacotes de leite em interacção com as famílias. 

Foto 3.jpg  Foto 4.jpg  Foto 5.jpg

No ínicio do mês de Novembro festejamos o aniversário da escolinha. Algumas mães juntaram-se para criar uma pequena peça de teatro, para ser apresentada no 8º Aniversário do Infantário, subordinada ao tema “A casinha do chocolate”. Neste mês comemoramos também o S. Martinho, com um lanche diferente e muito animado, onde a música e as guloseimas (algodão doce, pipocas e as castanhas) fizeram parte deste lanche apetitoso. Para a nossa venda de Natal foram realizados trabalhos pelas crianças e por toda a equipa educativa. 

A sala dos 4 e 5 anos fez uma visita às Caves do Vinho do Porto e Ribeira. Esta proporcionou o conhecimento das tradições e costumes da cidade do Porto e Gaia.

Foto 6.jpg

Iniciamos os preparativos para a festa de Natal. Escolhemos juntos das crianças os materiais a usar, as músicas, o guarda-roupa, e entre todas as salas selecionamos as regiões a apresentar. No final do período fizemos a Festa de Natal (Creche e Jardim). Neste momento cada uma das salas apresentou um pequeno número aos seus familiares e amigos. No final da festa o Pai Natal entregou uma prendinha a cada menino.

Por fim, no mês de Dezembro participamos na exposição Natal Reciclado: construção de um rei mago. Esta actividade promoveu a educação para a saúde e ambiente, ou seja, a importância da utilização de materiais de desperdício, de modo a que as crianças compreendam a importância de reciclar, partilhar e respeitar o nosso planeta. Todas as salas elaboraram actividades relacionadas com o Inverno e o Natal, com a utilização de diferentes técnicas de pintura, colagem, carimbagem, entre outros.

Foto 7.jpg

Tivemos também a visita de uma editora, que veio dramatizar a história “Feitiço da Birra”. As crianças apreciaram muito este momento e compreenderam a mensagem da história.

Foto 8.jpg

Segundo Trimestre

Durante o segundo trimestre  festejamos o Dia dos reis com coroas feitas pelas crianças e fomos cantar os reis a todas as salas do Infantário, Centro de Dia e Junta de freguesia, com instrumentos a acompanhar. Fizemos o bolo rei com a ajuda de uma avó (intercâmbio família – escola). Foi uma actividade muito doce e agradável que agradou as crianças e toda a equipa pedagógica.

Vivemos também o Inverno com vários trabalhos alusivos à época, através de histórias e Lendas do nosso País, mais concretamente a lenda da Serra da Estrela com registos de imagens que as crianças trouxeram de casa.Trabalhamos o clima, vestuário, alimentação, animais, vegetação, costumes e tradições.

Neste mês fizemos uma visita ao Museu do Traje, ao Museu dos Fantoches e à Biblioteca Municipal em Viana do Castelo. Neste sentido, e de forma a motivar as crianças para a visita, foi solicitado o envolvimento dos pais na recolha de materiais sobre esta cidade. Com os materiais trazidos para a sala, as crianças realizaram cartazes, colares tradicionais, desenhos dos vianenses e conheceram a lenda de Viana.

Esta interacção com as famílias promoveu um maior interesse e responsabilização das crianças. Na construção dos cartazes foi promovida a autonomia, partilha e sensibilidade estética do grupo, bem como o desenvolvimento da linguagem oral expressiva e conhecimento da cultura regional. 

Foto 9.jpg

Ainda neste mês festejamos o Carnaval. Desenvolvemos algumas actividades alusivas a esta época festiva, nomeadamente a construção de um palhaço em 3D e uma máscara com materiais de desperdício. No decorrer destes momentos foi dada a liberdade de escolha ao grupo; as crianças escolheram os materiais, dividiram tarefas, resolvendo autonomamente as questões que iam surgindo. Por fim, realizamos a festa de carnaval: as crianças assistiram a uma peça apresentada pelo palhaço Pico, lancharam em conjunto e brincaram livremente no exterior.

Foto 10.jpg

Neste mês festejamos ainda o Dia dos Namorados. As crianças realizaram lenços dos namorados para os pais. Para além deste presente, cada uma das crianças fez um desenho para um amigo da sala.

Foto 11.jpg

Durante este mês foram vividas actividades muito interessantes no que diz respeito ao dia do Pai. Fizemos um cartaz sobre o nosso pai e no dia recebemo – lo com muita alegria: fizemos um porta – lápis com a ajuda dele o que foi um trabalho muito criativo; servimos-lhe também um café e bolinhos com muito carinho!...

Foto 12.jpg

Neste mês vivenciamos o Projecto Pequeno Grande Almoço. Ao longo do desenvolvimento deste projecto foram promovidos hábitos de alimentação saudável e, para tal, desenvolvemos diversas actividades, entre as quais a visita de um cozinheiro (educadora da sala fantasiada). Desenvolvemos várias actividades com as crianças: formação de grupos - alimentos saudáveis e alimentos que devemos evitar ao pequeno almoço e representação gráfica do pequeno almoço de cada uma das crianças -, confecção de pão,  sumo de laranja natural, batido de leite com fruta e a história “Feitiço da Lambarice”. Estas actividades foram muito significativas para as crianças, quer pela presença de um elemento diferente, quer pela natureza das actividades, já que lhes permitiram a exploração com os sentidos.

Foto 13.jpg

Demos as boas vindas à Primavera com trabalhinhos orientados, carimbagem, pintura e desenho livre e colagens, construção de cartazes, decoração da sala, criação de histórias e exploração de canções.  Participamos na feira da Primavera com a realização de pinturas muito coloridas em pratos que vendemos aos nossos pais, almofadas, albúns de fotografias, bolas de pano, blocos de notas e aventais.

Foto 14.jpg  Foto 15.jpg  Foto 16.jpg

No final do mês, fizemos uma visita à cidade de Aveiro. Aqui conhecemos uma oficina de barro, onde as crianças tiveram a oportunidade de explorar e trabalhar o barro na roda do oleiro e fazer um peixe em gesso. De seguida, visitamos a oficina de ovos moles, onde o grupo observou todo o processo de confecção dos mesmos num vídeo apresentado e, de seguida, cada um fez e comeu o seu ovo. Esta visita foi muito significativa para as crianças, uma vez que nos diferentes momentos foi-lhes dada a oportunidade de explorar, questionar, observar e experimentar. Este facto também está relacionado com o trabalho que fizemos antes da visita, ou seja, as crianças foram motivadas para a ida à Aveiro, através da exploração dos seu costumes e tradições.
Além dos registos, também trabalhamos a lenda do barco do moliceiro da ria de Aveiro e fizemos ovos moles com a ajuda de uma mãe.   

Foto 17.jpg  Foto 18.jpg

Terceiro Trimestre

O terceiro período foi vivido com muita animação e muito trabalho, não só por parte das crianças como também por toda a equipa educativa.

No mês de Abril vivemos o dia da mãe com a preparação e realização de uma prenda feita pelas crianças: um colar com “pedrinhas preciosas” para a nossa mãe. Este dia foi festejado com muita alegria no nosso espaço exterior, onde preparamos um pequeno almoço e realizamos pinturas em conjunto com a mãe. As crianças de 4 e 5 anos foram visitar o Museu do Carro Eléctrico, onde tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes transportes e proporcionou-se uma viagem divertida pelas margens do rio Douro. Durante o mês de Maio as crianças participaram no Festival de Encerramento de Actividades Desportivas, organizado pela Câmara Municipal da Maia. Disfrutaram estas actividades  recreativas em insufláveis, danças, ginásticas e muita música com a presença do Panda que alegrou toda a pequenada.

Num lindo dia de sol os mais pequeninos (Sala 1 e 2 anos) tiveram oportunidade de ir visitar o jardim zoológico onde viram os animais. Andaram num comboio, a explorar e a disfrutar do passeio pelo centro da Maia. Foi uma manhã divertida e diferente para os mais pequenos.

Vivemos também o Dia Mundial da criança com uma festa das actividades extra curriculares no espaço exterior (Praça do Centro Cívico de Avioso Santa Maria). Os pais das crianças do Infantário tiveram a oportunidade de ver os seus filhos a actuar no palco as diferentes actividades que frequentaram ao longo do ano: música, ginástica, capoeira e ballet. Como prenda a escolinha ofereceu a todas as crianças da instituição uma bola.

Foto 19.jpg

Realizamos a nossa Festa de Final de Ano em conjunto (creche e jardim), em que cada faixa etária deu a conhecer alguns aspectos relacionados com os costumes e tradições de várias regiões do nosso país, deixando todos os pais orgulhosos pelas actuações dos filhos. Os 5 anos despediram-se da escolinha cantando uma música sobre o seu percurso; receberam a sua cartola, bengala e diploma. Os pais dos meninos desta sala prepararam uma surpresa para os seus filhos. Subiram ao palco e mostraram os seus dotes artísticos.

Comemoramos o S. João na escolinha com uma venda de mangericos e com a construção de uma cascata de S. João. Cada criança fez o seu mangerico com diferentes materiais. Fizemos a nossa colónia balnear com a valência de jardim (3,4,5 anos).

Foto 20.jpg


 

 
 
Condições de Utilização  Privacidade