sexta-feira, 24 de Outubro de 2014 Entrar
Search:  Go
 
 

PARESII.jpg

PARESIII.jpg

poph.jpg

inserir.jpg

recriar.gif

buedescolhas.gif

PARESII.jpg

PARESIII.jpg

poph.jpg

inserir.jpg

recriar.gif

buedescolhas.gif

 

logoccvs.gif


ccs.gif


 

Localizado em pleno centro da cidade da Maia, o Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro é o resultado de vários anos de trabalho cujo início remonta a 1992, no âmbito da política de fomento dos Projectos de Luta Contra a Pobreza, com a criação do Projecto Integrado de Desenvolvimento da Maia, que envolveu a participação da Autarquia, do Comissariado Regional do Norte de Luta Contra a Pobreza e da Santa Casa da Misericórdia da Maia, enquanto entidade promotora.

Nascido da necessidade de intervir junto de uma comunidade em crescente processo de marginalização, o Projecto teve a duração de 8 anos de efectivo e necessário trabalho de intervenção comunitária.

Do vasto trabalho desenvolvido pelo Projecto Integrado de Desenvolvimento da Maia é justo aqui destacar as acções de maior impacto implementadas na comunidade e que pelas suas características terão influenciado positivamente percursos juvenis e de forma geral várias trajectórias de vida.

O Projecto “Youthstart” Formar e Integrar para uma Participação Activa, é disso um bom exemplo, tendo proporcionado formação profissional e certificação escolar a jovens de contextos desfavorecidos, aumentando de forma decisiva competências para a sua inserção profissional e social.

No que toca especificamente ao trabalho de terreno desenvolvido no Bairro do Sobreiro e de acordo com o levantamento de necessidades efectuadas, foram criados diversos equipamentos e estruturas de utilização colectiva que envolveram esforços, recursos e investimentos financeiros.

O fim do Projecto deixou, no entanto, um importante legado à comunidade: estruturas e técnicos conhecedores das realidades e problemáticas da população e a responsabilidade de os saber/poder dirimir, pelo compromisso estabelecido no ano 2000 com o Centro Distrital de Segurança Social do Norte através da celebração de um acordo atípico para funcionamento do Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro.

Aplicando os princípios metodológicos da intervenção comunitária, o Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro está organizado em áreas de actuação específicas, articuladas entre si, desde a animação sócio-cultural à educação, do emprego à formação profissional, do apoio social e psicológico à mobilização dos parceiros institucionais, numa óptica de interacção entre os vários domínios e grupos-alvo.

Assim, e no seu âmbito de acção, o Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro oferece à população um vasto conjunto de serviços e respostas sociais.

A diversidade e complexidade dos objectivos a atingir exige a sua operacionalização através de uma equipa pluridisciplinar de profissionais, nas áreas de animação sócio-cultural, sociologia, psicologia, serviço social, serviços administrativos, serviços de cozinha e outros.
 

Com tarefas e saberes diferentes mas enquadrados por um objectivo comum, todos trabalham para responder de forma integrada às carências e expectativas da população, por via do irrestrito suporte da Santa Casa da Misericórdia da Maia.

 

Mário Figueiredo

Coordenador de Equipa

 




f1.png

f2.png

f3.png

f4.png

f5.png

f6.png

f7.png

f8.png


Praceta do Sobreiro
Antiga Escola Primária do Sobreiro
4470-328 Cidade da Maia
Tel.:22 948 39 27
22 941 66 78
Fax: 22 940 66 98
centrocomunitario.sobreiro@misericordiadamaia.com

Veja aqui notícias do Centro Comunitário de Vermoim\Sobreiro

 
 
Condições de Utilização  Privacidade