sábado, 19 de Maio de 2012 Entrar
Search:  Go
 
 

PARESII.jpg

PARESIII.jpg

poph.jpg

inserir.jpg

CLDS.jpg

PARESII.jpg

PARESIII.jpg

poph.jpg

inserir.jpg

CLDS.jpg



O regresso do Coro Cor da Voz


Como então noticiámos, terminou em Julho o Projecto Sónopolis, realizado em profícua parceria com a Casa da Música e a Junta de Freguesia de Vermoim, no âmbito do qual a Misericórdia criou o Coro Cor da Voz, constituído por beneficiários da medida de Rendimento Social de Inserção, Idosos utentes do Centro de Dia da Guarda, utentes do Centro Comunitário de Vermoim / Sobreiro, bem como membros da Associação Professores Associados da Maia (PAM).

O sucesso da experiência fez-nos ponderar a continuidade do Coro Cor da Voz e é com imenso prazer de anunciar que, com o apoio da REN - Rede Energéticas Nacionais, Junta de Freguesia de Vermoim e Farmácia Aliança  o Coro Cor da Voz irá reiniciar a sua actividade no próximo dia 08 de Janeiro de 2009.
Mais do que a criação de obras musicais ou a ocupação de tempos livres, visa-se com iniciativa criar oportunidades de convívio, de intercâmbio de ideias e experiências, de fomento da solidariedade e entreajuda, assim promovendo a inclusão social dos abrangidos.

043.jpg

 


UNIVA/Clube de Emprego


Vai ter início o terceiro grupo de RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências) promovido pelos Gabinetes de Apoio ao Emprego da Santa Casa da Misericórdia da Maia, em parceria com o CICCOPN.

Os utentes do Clube de Emprego do Centro Comunitário do Sobreiro (CCS) e os utentes da UNIVA do Centro Comunitário de Vila Nova da Telha (CCVNT) terão mais uma oportunidade para integrarem um processo de RVCC, e verem assim reconhecidos os seus conhecimentos e experiências, com a correspondente certificação escolar.

A sessão de esclarecimentos inicial teve lugar no Centro Comunitário do Sobreiro, no passado dia 17 de Julho, e foi dirigida a utentes inscritos nos 2 Gabinetes. Está previsto que esta terceira edição tenha início em Setembro, prevendo-se a realização de uma sessão semanal, a par com a formação em Tecnologias da Informação e Comunicação.

O CNO (Centro Novas Oportunidades) do CICCOPN tem sido o parceiro nas edições já realizadas: a primeira foi no CCS, a segunda decorreu no CCVNT. A próxima será no CCS mas integrará adultos inscritos em ambos os Gabinetes de Apoio ao Emprego.
 
As edições já realizadas, assim como a actual, certificam habilitações de grau básico (4º, 6º ou 9º), estando em análise a constituição de um grupo de RVC para nível secundário.

Se ficar interessado ao ler esta notícia, procure-nos, ainda poderá fazer parte deste grupo.

 


Sessão de Encerramento do 1º Ano do Cor da Voz


Realizou-se no passado dia 25 de Julho, no Centro Comunitário do Sobreiro/Vermoim a sessão de encerramento do 1º ano do COR DA VOZ, projecto vocal criado com apoio da Junta de Freguesia de Vermoim e em parceria com a casa da Musica.

Este projecto destina-se à comunidade em geral, integrando pessoas de várias idades e níveis socioculturais diversificados, tendo em comum uma forte vontade de aprender musica, cantar, conviver e dar cor aos seus dias.

O COR DA VOZ teve inicio em Dezembro de 2007, sob a direcção do maestro Jorge Prendas que com toda a sua dedicação fez deste grupo tão diversificado, um coro já reconhecido, através das diversas actuações realizadas, na Maia, Gondomar e por fim no Porto na participação do concerto Sonópolis.
Assim, a equipa organizadora, do projecto, como forma de agradecer toda a dedicação, disponibilidade, profissionalismo e empenho, daqueles que tornaram este projecto exequível, levou a cabo esta sessão que contou com a presença da Exma. Sr.ª Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Maia, elementos directivos da Junta Freguesia de Vermoim, Serviço Educativo da Casa da Musica e músicos que acompanharam o desenvolvimento deste projecto.

Após o visionamento de um DVD com os vários momentos do projecto procedeu-se à entrega do mesmo a todos os participantes, bem como, medalhas e lembranças por parte da Santa Casa da Misericórdia da Maia e de um diploma de participação no concerto Sonópolis por parte da Casa da Musica, como forma de agradecimento a todos os envolvidos neste projecto.

O COR DA VOZ retomará a sua actividade em Setembro de 2008, com ensaios semanais e a promessa de mais um ano de boa disposição e muito trabalho.

 


Grupo Coral - Cor da Voz


O Grupo coral Cor da Voz é um Projecto vocal criado a partir de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia da Maia e o Serviço Educativo da Casa da Musica e tem o apoio notável da Junta de Freguesia de Vermoim.
 O Cor da Voz é um projecto pioneiro criado em Dezembro de 2007, dirigido por Jorge Prendas e que integra beneficiários da medida de Rendimento Social de Inserção, Idosos utentes do Centro de Dia da Guarda, utentes do Centro Comunitário de Vermoim / Sobreiro, bem como membros da associação Professores Associados da Maia (PAM).
Através de encontros semanais, esta parceria tem por objectivo a promoção da multiculturalidade e musicalidade entre os diferentes elementos do grupo, bem como um reconhecimento pessoal e uma auto-estima positiva.
Em Julho de 2008 está agendado um concerto final a decorrer na Casa da Musica inserido no Projecto Sonópolis.

032.jpg  037.jpg

043.jpg  050.jpg

051.jpg  054.jpg

057.jpg  062.jpg

 


Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro – Clube de Emprego do Sobreiro


À semelhança de anos anteriores, o Clube de Emprego do Sobreiro organiza em 2008 mais um conjunto de sessões no âmbito de procura activa de emprego. Destinada aos utentes desempregados do Clube de Emprego e em parceria com a Associação Metropolitana de Serviços, a primeira de 3 sessões, que decorrem a 22 de Abril, versou o tema “Como procurar emprego”, abordando as estratégias para um maior sucesso na inserção profissional. As próximas sessões terão como temas a “Preparação para entrevista de emprego” e a “Auto-estima e auto-imagem” e decorrerão dias 29 de Abril e 6 de Maio, respectivamente, no Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro.

DSC05817.jpg  DSC05818.jpg 

DSC05819.jpg

 


RVCC: Cerimónia de Entrega dos Diplomas


Com a simplicidade e o sentimento que caracterizam os actos da grande família que é a Misericórdia da Maia, no dia 29 de Março realizou-se no Salão Nobre da Instituição a Cerimónia de Entrega de Diplomas aos 31 Funcionários e um utente do Lar Prof. Doutor José Vieira de Carvalho, que concluíram com êxito o processo RVCC- Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no âmbito dos Protocolos celebrados com o CICCOPN - Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte e Centro de Formação Profissional do Sector Terciário do Porto, que assim viram certificadas competências ao nível do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Perante os representantes daquelas Entidades, que demonstraram disponibilidade para continuidade da cooperação, a Senhora Provedora felicitou os Formandos, enaltecendo a sua vontade e esforço, tanto mais que o processo foi realizado em período pós-laboral, salientando a importância desta formação para a valorização dos alunos. A Acção decorreu no Centro Comunitário do Sobreiro, pertencente à Instituição.

DSC_0075.jpg  DSC_0120.jpg

DSC_0153.jpg

 


Banco de Cadeiras de Rodas: Parceria Rotary Club de Portugal Maia/Misericórdia da Maia


Vai entrar em funcionamento, a partir do Centro Comunitário da Vermoim/ Sobreiro, o  “ Banco de Cadeiras de rodas e Equipamentos Especiais” da Santa Casa da Misericórdia da Maia, fruto de Parceria entre Rotary Club da Maia e a Santa Casa da Misericórdia da Maia.

Aproveitando a visita do Senhor Governador do Distrito 1970 do Rotary Club de Portugal, Senhor Doutor Bernardino da Costa Pereira, foi no dia 14 de Março celebrado o Protocolo entre as duas Instituições, representadas respectivamente pelo Presidente, Senhor Francisco Alberto de Oliveira Vilaça e pela Provedora, Prof. Maria de Lurdes Almeida Rebelo  Maia.

Participaram na cerimónia de assinatura vários Rotários,  que visitaram demoradamente o Centro Comunitário de Vermoim e assistiram a uma apresentação multimédia das actividades deste Centro bem como dos seus projectos para o futuro.

Que esta parceria seja profícua para a comunidade Maiata mais desfavorecida, é o nosso desejo!

DSC05637.jpg  DSC05643.jpg

DSC05650.jpg

 


Carnaval da terceira idade


O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem as suas origens na antiguidade. O período de Carnaval era marcado pelo “adeus à carne” ou “carne nada vale” dando origem ao termo “Carnaval”. Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares.
Ainda hoje, os idosos dos Centros de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Maia fazem por manter esses festejos e por isso juntaram-se no Centro Comunitário do Sobreiro, para mais um ano realizarem o tradicional Baile de Carnaval.
Tratou-se de uma tarde animada pela música e pelas fantasias dos idosos e que terminou com um lanche.

image002.jpg

Centro de Dia da Guarda: Carnaval no Lar de Santo António

Este ano, os Utentes do Centro de Dia da Guarda resolveram comemorar o Carnaval a “dobrar”.
Ver mais aqui.

 


Novas Oportunidades: Novos reconhecimentos de competências.


No desenvolvimento da parceria estabelecida pela Instituição com o CICOPN –Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte, concluíram o processo RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) mais dez Funcionários que obtiveram equivalência ao 9º ano de escolaridade e dois que obtiveram equivalência ao 6º ano de escolaridade. Destaca-se ainda a obtenção de equivalência ao 9º ano de escolaridade por um utente do Lar de Idosos da Misericórdia da Maia. Deixamos aqui os nossos sinceros parabéns por mais este sucesso e pelo esforço a que se propuseram os Formandos. 


Vamos Cantar as Janeiras… na Câmara Municipal da Maia


No dia 08 de Janeiro, os participantes no Projecto de Canto Coral do Centro Comunitário do Sobreiro, denominado a Cantar que as Gentes se Entendem tiveram a honra de Cantar as Janeiras ao Senhor Presidente da Câmara Municipal da Maia e Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia da Maia, Engenheiro António Gonçalves Bragança Fernandes, naquela que constituiu a primeira actuação pública do Grupo.

DSC05407.jpg

 


O regresso do Coro Cor da Voz


Como então noticiámos, terminou em Julho o Projecto Sónopolis, realizado em profícua parceria com a Casa da Música e a Junta de Freguesia de Vermoim, no âmbito do qual a Misericórdia criou o Coro Cor da Voz, constituído por beneficiários da medida de Rendimento Social de Inserção, Idosos utentes do Centro de Dia da Guarda, utentes do Centro Comunitário de Vermoim / Sobreiro, bem como membros da Associação Professores Associados da Maia (PAM).

O sucesso da experiência fez-nos ponderar a continuidade do Coro Cor da Voz e é com imenso prazer de anunciar que, com o apoio da REN - Rede Energéticas Nacionais, Junta de Freguesia de Vermoim e Farmácia Aliança  o Coro Cor da Voz irá reiniciar a sua actividade no próximo dia 08 de Janeiro de 2009.
Mais do que a criação de obras musicais ou a ocupação de tempos livres, visa-se com iniciativa criar oportunidades de convívio, de intercâmbio de ideias e experiências, de fomento da solidariedade e entreajuda, assim promovendo a inclusão social dos abrangidos.

043.jpg

 


UNIVA/Clube de Emprego


Vai ter início o terceiro grupo de RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências) promovido pelos Gabinetes de Apoio ao Emprego da Santa Casa da Misericórdia da Maia, em parceria com o CICCOPN.

Os utentes do Clube de Emprego do Centro Comunitário do Sobreiro (CCS) e os utentes da UNIVA do Centro Comunitário de Vila Nova da Telha (CCVNT) terão mais uma oportunidade para integrarem um processo de RVCC, e verem assim reconhecidos os seus conhecimentos e experiências, com a correspondente certificação escolar.

A sessão de esclarecimentos inicial teve lugar no Centro Comunitário do Sobreiro, no passado dia 17 de Julho, e foi dirigida a utentes inscritos nos 2 Gabinetes. Está previsto que esta terceira edição tenha início em Setembro, prevendo-se a realização de uma sessão semanal, a par com a formação em Tecnologias da Informação e Comunicação.

O CNO (Centro Novas Oportunidades) do CICCOPN tem sido o parceiro nas edições já realizadas: a primeira foi no CCS, a segunda decorreu no CCVNT. A próxima será no CCS mas integrará adultos inscritos em ambos os Gabinetes de Apoio ao Emprego.
 
As edições já realizadas, assim como a actual, certificam habilitações de grau básico (4º, 6º ou 9º), estando em análise a constituição de um grupo de RVC para nível secundário.

Se ficar interessado ao ler esta notícia, procure-nos, ainda poderá fazer parte deste grupo.

 


Sessão de Encerramento do 1º Ano do Cor da Voz


Realizou-se no passado dia 25 de Julho, no Centro Comunitário do Sobreiro/Vermoim a sessão de encerramento do 1º ano do COR DA VOZ, projecto vocal criado com apoio da Junta de Freguesia de Vermoim e em parceria com a casa da Musica.

Este projecto destina-se à comunidade em geral, integrando pessoas de várias idades e níveis socioculturais diversificados, tendo em comum uma forte vontade de aprender musica, cantar, conviver e dar cor aos seus dias.

O COR DA VOZ teve inicio em Dezembro de 2007, sob a direcção do maestro Jorge Prendas que com toda a sua dedicação fez deste grupo tão diversificado, um coro já reconhecido, através das diversas actuações realizadas, na Maia, Gondomar e por fim no Porto na participação do concerto Sonópolis.
Assim, a equipa organizadora, do projecto, como forma de agradecer toda a dedicação, disponibilidade, profissionalismo e empenho, daqueles que tornaram este projecto exequível, levou a cabo esta sessão que contou com a presença da Exma. Sr.ª Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Maia, elementos directivos da Junta Freguesia de Vermoim, Serviço Educativo da Casa da Musica e músicos que acompanharam o desenvolvimento deste projecto.

Após o visionamento de um DVD com os vários momentos do projecto procedeu-se à entrega do mesmo a todos os participantes, bem como, medalhas e lembranças por parte da Santa Casa da Misericórdia da Maia e de um diploma de participação no concerto Sonópolis por parte da Casa da Musica, como forma de agradecimento a todos os envolvidos neste projecto.

O COR DA VOZ retomará a sua actividade em Setembro de 2008, com ensaios semanais e a promessa de mais um ano de boa disposição e muito trabalho.

 


Grupo Coral - Cor da Voz


O Grupo coral Cor da Voz é um Projecto vocal criado a partir de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia da Maia e o Serviço Educativo da Casa da Musica e tem o apoio notável da Junta de Freguesia de Vermoim.
 O Cor da Voz é um projecto pioneiro criado em Dezembro de 2007, dirigido por Jorge Prendas e que integra beneficiários da medida de Rendimento Social de Inserção, Idosos utentes do Centro de Dia da Guarda, utentes do Centro Comunitário de Vermoim / Sobreiro, bem como membros da associação Professores Associados da Maia (PAM).
Através de encontros semanais, esta parceria tem por objectivo a promoção da multiculturalidade e musicalidade entre os diferentes elementos do grupo, bem como um reconhecimento pessoal e uma auto-estima positiva.
Em Julho de 2008 está agendado um concerto final a decorrer na Casa da Musica inserido no Projecto Sonópolis.

032.jpg  037.jpg

043.jpg  050.jpg

051.jpg  054.jpg

057.jpg  062.jpg

 


Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro – Clube de Emprego do Sobreiro


À semelhança de anos anteriores, o Clube de Emprego do Sobreiro organiza em 2008 mais um conjunto de sessões no âmbito de procura activa de emprego. Destinada aos utentes desempregados do Clube de Emprego e em parceria com a Associação Metropolitana de Serviços, a primeira de 3 sessões, que decorrem a 22 de Abril, versou o tema “Como procurar emprego”, abordando as estratégias para um maior sucesso na inserção profissional. As próximas sessões terão como temas a “Preparação para entrevista de emprego” e a “Auto-estima e auto-imagem” e decorrerão dias 29 de Abril e 6 de Maio, respectivamente, no Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro.

DSC05817.jpg  DSC05818.jpg 

DSC05819.jpg

 


RVCC: Cerimónia de Entrega dos Diplomas


Com a simplicidade e o sentimento que caracterizam os actos da grande família que é a Misericórdia da Maia, no dia 29 de Março realizou-se no Salão Nobre da Instituição a Cerimónia de Entrega de Diplomas aos 31 Funcionários e um utente do Lar Prof. Doutor José Vieira de Carvalho, que concluíram com êxito o processo RVCC- Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no âmbito dos Protocolos celebrados com o CICCOPN - Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte e Centro de Formação Profissional do Sector Terciário do Porto, que assim viram certificadas competências ao nível do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Perante os representantes daquelas Entidades, que demonstraram disponibilidade para continuidade da cooperação, a Senhora Provedora felicitou os Formandos, enaltecendo a sua vontade e esforço, tanto mais que o processo foi realizado em período pós-laboral, salientando a importância desta formação para a valorização dos alunos. A Acção decorreu no Centro Comunitário do Sobreiro, pertencente à Instituição.

DSC_0075.jpg  DSC_0120.jpg

DSC_0153.jpg

 


Banco de Cadeiras de Rodas: Parceria Rotary Club de Portugal Maia/Misericórdia da Maia


Vai entrar em funcionamento, a partir do Centro Comunitário da Vermoim/ Sobreiro, o  “ Banco de Cadeiras de rodas e Equipamentos Especiais” da Santa Casa da Misericórdia da Maia, fruto de Parceria entre Rotary Club da Maia e a Santa Casa da Misericórdia da Maia.

Aproveitando a visita do Senhor Governador do Distrito 1970 do Rotary Club de Portugal, Senhor Doutor Bernardino da Costa Pereira, foi no dia 14 de Março celebrado o Protocolo entre as duas Instituições, representadas respectivamente pelo Presidente, Senhor Francisco Alberto de Oliveira Vilaça e pela Provedora, Prof. Maria de Lurdes Almeida Rebelo  Maia.

Participaram na cerimónia de assinatura vários Rotários,  que visitaram demoradamente o Centro Comunitário de Vermoim e assistiram a uma apresentação multimédia das actividades deste Centro bem como dos seus projectos para o futuro.

Que esta parceria seja profícua para a comunidade Maiata mais desfavorecida, é o nosso desejo!

DSC05637.jpg  DSC05643.jpg

DSC05650.jpg

 


Carnaval da terceira idade


O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem as suas origens na antiguidade. O período de Carnaval era marcado pelo “adeus à carne” ou “carne nada vale” dando origem ao termo “Carnaval”. Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares.
Ainda hoje, os idosos dos Centros de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Maia fazem por manter esses festejos e por isso juntaram-se no Centro Comunitário do Sobreiro, para mais um ano realizarem o tradicional Baile de Carnaval.
Tratou-se de uma tarde animada pela música e pelas fantasias dos idosos e que terminou com um lanche.

image002.jpg

Centro de Dia da Guarda: Carnaval no Lar de Santo António

Este ano, os Utentes do Centro de Dia da Guarda resolveram comemorar o Carnaval a “dobrar”.
Ver mais aqui.

 


Novas Oportunidades: Novos reconhecimentos de competências.


No desenvolvimento da parceria estabelecida pela Instituição com o CICOPN –Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte, concluíram o processo RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) mais dez Funcionários que obtiveram equivalência ao 9º ano de escolaridade e dois que obtiveram equivalência ao 6º ano de escolaridade. Destaca-se ainda a obtenção de equivalência ao 9º ano de escolaridade por um utente do Lar de Idosos da Misericórdia da Maia. Deixamos aqui os nossos sinceros parabéns por mais este sucesso e pelo esforço a que se propuseram os Formandos. 


Vamos Cantar as Janeiras… na Câmara Municipal da Maia


No dia 08 de Janeiro, os participantes no Projecto de Canto Coral do Centro Comunitário do Sobreiro, denominado a Cantar que as Gentes se Entendem tiveram a honra de Cantar as Janeiras ao Senhor Presidente da Câmara Municipal da Maia e Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia da Maia, Engenheiro António Gonçalves Bragança Fernandes, naquela que constituiu a primeira actuação pública do Grupo.

DSC05407.jpg

 
 
 
Condições de Utilização  Privacidade